Bolsa de Investigação para Pós-Doc - 0039
Área Científica: Química, Bioquímica ou Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Pós-doutoramento no âmbito do projeto “Improvement of pasture production in acid soils in the Montado system: Chemical and biological approach, com a ALT20-03-0145-FEDER-000039, apoio financeiro do Portugal 2020 – Alentejo2020 através do FEDER,

 

 

 

 

Requisitos de admissão:

 

i)                    Doutoramento em qualquer uma das áreas científicas descritas acima;

 

ii)                   Experiência em técnicas cromatográficas acopladas à espectrometria de massa, espectrometria de massa acoplada a plasma indutivo (ICP-MS) e microscopia de varrimento acoplada à espectroscopia de energia dispersiva de raios X (SEM-EDS);

 

iii)                 Experiência na análise e quantificação de marcadores de stress em tecidos vegetais.

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

Desta forma o investigador a contratar e considerando o seu perfil deverá:

 

 

 

·         Participar em equipas multidisciplinares com o objetivo de avaliar a resposta fisiológica e bioquímica de plantas desenvolvidas sob stress de manganês.

 

·         Realizar análises químicas e bioquímicas em tecidos vegetais utilizando as técnicas referidas nos requisitos de admissão.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Laboratórios da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Dora Teixeira e da Professora Doutora Ana Paula Pinto.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em agosto de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: A seleção será efetuada através de avaliação curricular e de entrevista específica na área de investigação da bolsa, se solicitado pelo júri, com base na seguinte ponderação percentual:

 

a) Experiência como descrito nos “Requisitos de admissão” (máximo de 70 pontos)

 

b) Adequação da área científica de especialização (máximo 20 pontos)

 

c) Produção científica (artigos científicos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais) (máximo de 10 pontos)

 

               

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof. Doutor Mário de Carvalho

 

1º Vogal – Profª. Doutora Dora Teixeira

 

2º Vogal- Profª. Doutora Ana Paula Pinto

 

1º Suplente – Prof.ª Isabel Brito

 

2º Suplente- Prof. Luís Alho

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida na seleção efetuada pelo júri e afixada em local visível e público do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), Herdade Experimental da Mitra, Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de junho a 11 de Julho de 2016 sendo os resultados da seleção publicados até 15 Julho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Cópia de documento de identificação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação e outros documentos ou comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:

 

Prof. Dora Teixeira

 

e-mail: dmt@uevora.pt

 

 

 

De 27.07.2016 a 11.07.2016