Bolsa para mestre 1 - Projeto GAMEFISH

Encontra-seaberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação para mestre no âmbito do projeto “GAMEFISH – Gestão e promoção da pesca recreativa em albufeiras da região mediterrânica”, com a referência ALT20-03-0145-FEDER-000016, co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo).

 

 

 

 

 

Área Científica: Biologia e Ecologia de Peixes

 

 

 

Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia e Mestrado na área da Ecologia Aquática. Experiência no domínio da ecologia aquática, amostragens da fauna piscícola em ambiente dulciaquícola, conhecimento de técnicas de biotelemetria aplicada a peixes, experiência na preparação e montagem de sistemas de suporte de vida para manutenção de organismos aquáticos em cativeiro. Experiência na realização de inquéritos. Experiência na criação e manutenção de páginas WEB. Preferência a candidatos com carta de condução de ligeiros (Categoria B) e Carta de Marinheiro ou outra habilitação superior para atividades náuticas.

 

 

 

Plano de trabalhos: Amostragem de fauna piscícola em ambientes dulciaquícolas, realização de inquéritos dirigidos a pescadores lúdicos, criação e manutenção da página WEB do projeto, apoio ao tratamento dos dados obtidos no projeto e à realização dos respetivos relatórios, preparação de artigos científicos para publicação.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em diversos locais, designadamente na Universidade de Évora e na sede do MARE (campus FCUL, Lisboa), envolvendo também trabalho de campo em albufeiras distribuídas pelas principais bacias hidrográficas da região alentejana (i.e. Tejo, Sado e Guadiana), sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Raposo de Almeida.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2016, com eventual renovação até ao final do projeto.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor mensal da bolsa, pago através de cheque ou transferência bancária sendo os pagamentos efetuados mensalmente, acresce o Seguro Social Voluntário. O Bolseiro usufruirá ainda de um seguro de acidentes pessoal.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a valoração de 30% e experiência anterior relevante com a valoração de 70%. Se necessário, o júri procederá à realização de uma entrevista com um máximo de 5 candidatos que o júri, após análise das primeiras componentes, entenda possuírem o perfil mais adequado à natureza das tarefas a desempenhar.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente – Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida, 1º Vogal – Prof. Doutor Bernardo Ruivo Quintella, 2º Vogal –Doutor Carlos Manuel Alexandre

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista com a classificação/ordenação dos candidatos, afixada em local visível e público do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 18 de agosto de 2016 e resultados da seleção serão publicados até 25 de agosto de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia dos Certificados de Habilitações.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail com a indicação da referência GAMEFISH_PR1_2016 para:

 

 

 

Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida

 

e-mail: pmra@uevora.pt

 

De 04.08.2016 a 18.08.2016