bolsa para doutoramento(2) - DNI-A
Área Científica: Ciências da Terra

Encontra-se em aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Doutoramento (BD-2/ER/2016 (DNI-A)) no âmbito do projeto ALT20-03-0145-FEDER-000011:Medição e avaliação da radiação solar direta no Alentejo: a sua interação com efeitos locais e respectivas implicações no mapeamento regional deste recurso energético, financiado pela Comissão Europeia,

 

 

 

 

 

 

Requisitos de Admissão:

 

-          Mestrado na área das Ciências da Terra, ou áreas afins, com boa formação de base em física e matemática

 

-          Experiência na instalação e monitorização de equipamentos Geofísicos e/ou Meteorológicos.

 

-          Domínio de linguagens de programação e experiência no uso de software de simulação matemática (dá-se preferência à linguagem R e Fortran).

 

-          Domínio de métodos estatísticos.

 

-          Dá-se preferência a candidatos com publicações científicas.

 

-          Ingresso em ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor na Região Alentejo, e que pretenda desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor. Dá-se preferência a candidatos inscritos num programa doutoral da Universidade de Évora (na área do projeto).

 

Plano de Trabalho:

 

-          Participação na instalação, manutenção e controlo de estações radiométricas a serem utilizadas no âmbito do projeto.

 

-          Controle de qualidade dos dados e análise estatística das séries temporais de dados meteorológicos e de radiação solar direta normal (DNI).

 

-          Modelação do DNI à superfície, utilizando resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, modelos de transferência radiativa na atmosfera e observações in situ.

 

-          Desenvolvimento de ferramentas de nowcasting de DNI.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Ciências da Terra – Pólo da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Investigador Auxiliar Hugo Silva e co-orientações do Professor Auxiliar Rui Salgado e do Investigador Coordenador Professor Manuel Collares-Pereira.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Julho de 2016, renovável até mais dois anos de acordo com a vigência do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (ponderação de 70%) e entrevista (ponderação de 30%).

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof.º Doutor Manuel Collares Pereira

 

1º Vogal – Prof. Doutor Rui Salgado

 

2º Vogal – Doutor Diogo Canavarro

 

1º Suplente – Prof.º Doutor Paulo Canhoto

 

2º Suplente – Prof.ª Doutora Maria João Costa

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada na página do Pólo de Évora do Instituto de Ciências da Terra (http://www.cge.uevora.pt) sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 junho de 2016 a 4 de julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até  6 de julho de 2016.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para: catedraer@uevora.pt

 

Prof. Doutor Manuel Collares Pereira

 

Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora

Apartado 94, 7002-554, Évora

Organização: Cátedra Energias Renováveis
De 21.06.2016 a 04.07.2016
Catedra Energias Renováveis