bolsa para doutoramento(1) - DNI-A
Área Científica: Energia Solar e Ciências da Atmosfera

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Doutoramento BD-3/ER/2016 (DNI-A), no âmbito do projeto ALT20-03-0145-FEDER-000011: Medição e avaliação da radiação solar directa no Alentejo: a sua interação com efeitos locais e respectivas implicações no mapeamento regional deste recurso energético, financiado pela Comissão Europeia, nas seguintes condições:

 

 

 

 

 

 

Requisitos de Admissão:

 

- Mestrado na área da Energia Solar, das Ciências da Atmosfera ou áreas afins;

 

- Ingresso em ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor, na Região Alentejo, e que pretenda desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor. Dá-se preferência a candidatos inscritos num programa doutoral da Universidade de Évora (na área do projeto).

 

- Preferência a candidatos com experiência na análise e tratamento de séries de dados meteorológicos e de radiação solar para a avaliação do recurso de energia solar;

 

- Domínio de métodos estatísticos;

 

- Domínio de linguagens de programação de alto nível e de representação gráfica (dá-se preferência à linguagem Matlab e ao programa ArcGIS);

 

- Conhecimentos da língua inglesa, falada e escrita.

 

Plano de Trabalho:

 

- Participação na instalação, manutenção e controlo de estações radiométricas no âmbito do projeto;

 

- Controle de qualidade das séries temporais de radiação solar global, radiação difusa e radiação solar direta normal (DNI);

 

- Análise e tratamento estatístico de séries de dados de radiação solar e modelação física da radiação solar com especial foco na radiação solar direta normal (DNI);

 

- Estudo da influência dos aerossóis atmosféricos na radiação solar com especial foco na radiação solar direta normal (DNI).

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Ciências da Terra – Pólo da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Prof. Paulo Canhoto e da Profª Maria João Costa.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Julho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (ponderação de 70%) e entrevista (ponderação de 30%).

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Prof. Doutor Manuel Collares Pereira

 

1º Vogal – Prof. Doutor Paulo Canhoto

 

2º Vogal – Prof.ª Doutora Maria João Costa

 

1º Suplente– Prof. Doutor Rui Salgado

 

2º Suplente– Prof. Doutor António Heitor Reis

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Universidade de Évora (Instituto de Ciências da Terra) sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 junho a 4 de julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 6 de julho de 2016.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:

 

Prof. Doutor Manuel Collares Pereira

 

Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

Correio electrónico: catedraer@uevora.pt

Organização: Cátedra Energias Renováveis
De 21.06.2016 a 04.07.2016
Catedra Energias Renováveis