Bolsa para mestre - CEHFCi_UE
Área Científica: Ciências Sociais / Humanidades Área Especifica : História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) no âmbito da unidade HIS/04209 - Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a Universidade de Évora, Instituição Participante – através do G.I. -CEHFCi_UE , com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:

 

 

Perfil de candidatura - Evidenciar sólida e articulada formação na área científica de História, numa visão interdisciplinar, com abertura a novas agendas de investigação, de contemporaneidade.

 

Requisitos de admissão:

 

O(a)s candidato(a)s têm de possuir o grau de Mestre em História à data de encerramento do concurso e experiência de investigação em contexto de formação avançada.

 

 

 

 

 

Condições gerais de preferência:

 

O(a)s candidato(a)s que demonstrarem, pelo seu trajeto anterior, e pelos seus atuais projetos de investigação, afinidades claras com as temáticas de investigação desenvolvidas no âmbito do grupo de investigação do IHC : Ciência ( CEHFCi-U.E) e proximidade com a sua estratégia.

 

 

 

Plano de trabalho: Integrar-se na prática científica do G.I.–CEHFCi-U.E. no âmbito de «Políticas e práticas da ciência no século XX –estudos comparados e cultura material» de forma a dar resposta aos seguintes requisitos:

 

- Participação ativa de pesquisa e organização de outups, com os demais investigadores, sobretudo os de bolseiros de pos-doc;

 

- Contribuir para a interação de história da ciência com demais G.I. do IHC ,e outras instituições de I&D, assim como as parcerias de trabalho com outras Universidades;

 

- Inerir-se ativamente na publicação de textos científicos previstos e cuja preparação está em curso.

 

- Preparar a submissão de, pelo menos, um artigo científico

 

- Enquadrar-se na organização e dinamização científica de Encontros e Seminários previstos pelo G.I.

 

 

 

 

 

Local de trabalho e orientação científica: o trabalho será desenvolvido presencialmente na Universidade de Évora – Palácio do Vimioso. Espaço IHC- CEHFCi-U.E., sob a orientação científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes.

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em agosto de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por igual período ou pelo período considerado adequado, após avaliação de relatório científico de execução a entregar até 30 dias antes do fim do prazo da bolsa, por parte da supervisora científica.

 

 

 

 

 

Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponde ao valor expresso na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária, a partir da Universidade de Évora. A entidade financiadora suportará também o valor correspondente ao seguro social voluntário – 1º escalão.

 

 

 

Métodos de seleção:

 

1. Formação Académica (25%)

 

2. Avaliação Curricular (25%)

 

3.Carta de motivação com clara indicação de mais-valia científica para os objetivos estratégicos do grupo de investigação para o Grupo de Investigação (20%)

 

4.Entrevista obrigatória (30%)

 

 

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Professora Doutora Maria de Fátima Nunes, Universidade de Évora, IHC-CEHFCi-U.E.;

 

1º Vogal: Doutora Sara Albuquerque, FCT –Pos-Doc Bolseira, IHC-CEHFCi-U.E.;

 

2º Vogal: Professor Doutor José Pedro Sousa Dias, MUHNAC-U_ Lisboa, IHC-CEHFCi-U.E.

 

1º Vogal suplente: Professor Doutor Augusto Fitas, Universidade de Évora, aposentado, IHC-CEHFCi-U.e.

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O Edital será publicado nas páginas instituições a partir do link gerado pelo Portal que se encontra em: http://www.eracareers.pt/opportunities

 

 

 

Os resultados da avaliação serão divulgados, para audiência dos candidatos, através de lista ordenada no sítio da Universidade de Évora (www.uevora.pt/IIFA) e no sítio web do IHC (http://ihc.fcsh.unl.pt/). Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por mail a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto por dez dias, entre o período de 30/06/2016 a 14/07/2016 e os resultados da seleção serão publicados até 18/07/2016. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de candidatura, dirigida á Presidente de Júri, acompanhada dos seguintes documentos:

 

 

 

Formalização de candidatura

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação onde o/a candidato/a explicará porque considera ter o perfil adequado à Bolsa em concurso e à sua integração no grupo de investigação Ciência, Estudos, Historia, Filosofia e Cultura Científica –CEHFCi-U.E. – acompanhada dos seguintes documentos:

 

- Curriculum Vitae atualizado e detalhado;

 

- Carta de Motivação estratégica

 

- Cópia do Certificado de Habilitações (Mestrado);

 

- Cópia da tese de Mestrado e de um ou mais textos científicos produzidos pelo (a)s candidato (a)s em formato digital ou com indicação de link de repositório.

 

- Outros elementos que o(a)s candidato(a)s considerem relevantes para o processo de seleção.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para os seguintes dois mails ao cuidado de Professora Doutora Maria de Fátima Nunes - IHC-CEHFCi-U.E. :

mfn@uevora.pt e cehfc@uevora.pt

Organização: CEFHCI
De 30.06.2016 a 14.07.2016
CEHFCi-U.E.