BOLSA PARA MESTRE - projeto “Salivary ....
Área Científica: Biologia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Mestre no âmbito do projeto “Salivary proteomics and salivary gland regulation for understanding ingestive behavior”, IF/01778/2013, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Requisitos de admissão:

 

- Licenciatura em Biologia, Bioquímica ou áreas afins e Mestrado nas mesmas áreas referidas para a Licenciatura

 

- Experiência em laboratório, particularmente em técnicas de separação e análise de proteínas.

 

- Envio de curriculum vitae completo, carta de motivação e respetivos certificados académicos e de formação e/ou comprovativos de aquisição de competências, com indicação clara da classificação final.

 

São ainda fatores preferenciais:

 

- Experiência em electroforese bi-dimensional e espectrometria de massa.

 

- Experiência em técnicas de imunomarcação (Western Blotting e imunohistoquímica), preferencialmente aplicadas a saliva e glândulas salivares

 

- Experiência em recolha de amostras de saliva humana e a animais.

 

- Experiência em análise estatística.

 

- Autoria e/ou co-autoria de publicações científicas.

 

- Disponibilidade para realizar trabalho autónomo e com flexibilidade de horário e deslocações a Lisboa, para realização de algumas análises laboratoriais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

O candidato dará apoio à componente laboratorial de trabalhos em curso no âmbito do projeto exploratório, com as seguintes tarefas:

 

·         Recolha e processamento de amostras de saliva humana e animal

 

·         Separação de proteínas salivares através de electroforese bi-dimensional, com posterior identificação por espectrometria de massa e validação por Western blot

 

·         Apoio na otimização de um protocolo para análise de metabolitos em amostras de saliva

 

·         Tratamento de dados e elaboração de relatórios.

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Doutora Elsa Cristina Carona de Sousa Lamy.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Julho de 2016.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Numa primeira fase será feita a avaliação curricular e será feita a seleção dos candidatos admitidos a concurso com base no cumprimento dos requisitos de admissão.

 

Os candidatos admitidos a concurso serão ordenados de acordo com o grau de experiência nos requisitos preferenciais de admissão. Caso seja necessário será realizada entrevista aos candidatos situados no topo da lista ordenada. Neste caso, a ponderação percentual dos métodos usados na seleção será: Avaliação curricular = 50%; Entrevista = 50%.

 

Será selecionado o candidato que ocupar o primeiro lugar da lista de ordenação dos candidatos.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção: Elsa Cristina Carona de Sousa Lamy (Presidente); Cristina Conceição Pinheiro (1º vogal efetivo); Fernando Capela e Silva (2º vogal efetivo); Elvira Sales Baptista (1º suplente); Alfredo Pereira (2º suplente)

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do(a) Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, da Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Junho a 29 de Junho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 4 de Julho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações, carta de motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

 

 

Doutora Elsa Lamy

 

Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

e-mail: ecsl@uevora.pt

 

 

 

 

 

De 15.06.2016 a 29.06.2016