MINEPLAT - Bolsa para Doutoramento
Área Científica: Ciências da Terra

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Doutoramento no âmbito do projeto MINEPLAT - Determinação do potencial em recursos minerais na plataforma continental do Alentejo e as condicionantes naturais impostas pelo soerguimento da margem continental no Plio-Quaternário, ALT20-03-0145-FEDER-000013, financiado por fundos nacionais através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo):

 

 

 

 

 

 

 

 

Requisitos de admissão: 1) Formação académica correspondente ao Segundo Ciclo (Mestrado) na área das Ciências da Terra e afins, em instituições nacionais ou internacionais de ensino superior público ou privado. 2) Experiência de trabalho, no mínimo de dois anos, na área da aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos marinhos. 3) Ingresso em ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor na Região Alentejo, para desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor.

 

 

 

Plano de trabalhos:

 

 

 

Avaliação de depósitos de placers de minérios metálicos e manchas de empréstimo para alimentação artificial de praias e respetivo controlo tectono-sedimentar de idade Plio-Quaternária, com base em dados de batimetria e retrodispersão acústica multifeixe, sísmica de reflexão multicanal de muito alta resolução e magnetismo a adquirir no âmbito do projecto MINEPLAT.

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Geociências da Universidade de Évora da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Professor Carlos Alexandre da Silva Ribeiro em colaboração com a Divisão de Geologia Marinha e Georecursos Marinhos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sob a co-orientação do Professor Pedro António Gancedo Terrinha.

 

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em Julho 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, apresentação de cartas de recomendação, podendo ser feita uma entrevista aos dois candidatos com melhor avaliação para fins de desempate, com a respetiva valoração de: 1º competências nas áreas técnica e científica para o trabalho em causa (4); 2º Experiência de trabalho na área científica em causa (4); 3º cartas de recomendação (1); 4º Conhecimentos da língua inglesa, falada e escrita (1).

 

 

 

Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Carlos Ribeiro (Presidente), Professor Doutor Mourad Bezzeghoud (1º vogal), Professor Doutor Pedro Terrinha (2º vogal), Professor Doutor Manuel Francisco Pereira (1º suplente), Professor Doutor Nuno Lourenço (2º suplente).

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora no Colégio Luís António Verney, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Junho a 1 de Julho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 5 de Julho de 2016.

 

 

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do e-mail, devidamente identificadas, acompanhadas de curriculum vitae do candidato, fotocópia dos certificados de habilitações e cartas de recomendação.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:

 

 

 

Prof. Doutor Carlos Ribeiro

 

Departamento de Geociências

 

Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

e-mail: cribeiro@uevora.pt

 

De 20.06.2016 a 01.07.2016