Bolsa de licenciado ALENT-0028
Geologia e recursos minerais

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto ALT20-03-0145-FEDER-000028 “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” financiado pelo Programa Alentejo 2020,

 

 

Requisitos de admissão:

 

Os candidatos deverão possuir o grau de licenciado. O grau deverá ser em Geologia, Engenharia Geológica ou áreas afins.

 

Na seleção dos candidatos será valorizada a experiência no estudo de recursos minerais, trabalhos efetuados junto de companhias do setor. A experiência prática de trabalho de campo e de laboratório fará parte dos critérios de avaliação.

 

 

 

Plano de trabalho:

 

Objetivos:

 

Apoio no trabalho de campo e de laboratório para o projeto supra referido. Estudos mineralógicos e químicos no terreno. Criação de SIG com base na informação recolhida.

 

 

 

Plano das Atividades:

 

Os candidatos devem estar em condições de desenvolver trabalho de investigação conducente a uma tese de mestrado que seja um resultado para o projeto.

 

O trabalho intitula-se estudos mineralógicos e geoquímicos de depósitos minerais da Zona de Ossa Morena.

 

As atividades a realizar são:

 

A1- Recolha bibliográfica e estado da arte sobre os jazigos selecionados

 

A2- Amostragem e preparação de amostras dos jazigos selecionados

 

A3- Estudos geoquímicos e petrofísicos de campo

 

A4- Criação de SIG com os dados recolhidos

 

A5- Análise e discussão dos resultados obtidos

 

A6- Redação de tese de mestrado/relatório de trabalho

 

 

 

Calendarização:

 

 

 

Atividade

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

A1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: Os trabalhos serão desenvolvidos na Universidade de Évora, sob a orientação científica do Prof. Dr. Pedro Miguel Madureira Pimenta Nogueira.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em Julho de 2016.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

 

CP1: Avaliação curricular (0 a 4 pontos), correspondendo a 20% da classificação final,

 

CP2: Conhecimentos e experiência na área dos recursos minerais, quer através de publicações e trabalhos laboratoriais, quer em companhias do setor extrativo (0 a 8 pontos), correspondendo a 40% da classificação final,

 

CP3: Conhecimentos e experiência de trabalho de campo e laboratorial na elaboração de lâminas delgadas e secções polidas (0 a 8 pontos), correspondendo a 40% da classificação final.

 

 

 

Será escolhido o candidato que classificado de acordo com os fatores de ponderação de 1 a 3, obtenha o maior valor numérico para o somatório de todos os fatores.

 

Classificação = ∑ Cpi (1…3)

 

 

 

Em caso de empate entre os candidatos com maior classificação, será realizada uma entrevista para proceder ao desempate.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente do júri: Prof. Doutor Pedro Miguel Nogueira

 

Vogal Efetivo: Prof. Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca

 

Vogal Efetivo: Prof. Doutor António Alexandre Ventura Araújo

 

 

 

Vogal Suplente: Prof. Doutor José Fernando Borges

 

Vogal Suplente: Prof. Doutor Bento António Fialho Caeiro Caldeira

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público junto ao Secretariado do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, localizado no Colégio Luís António Verney, Rua Romão Ramalho, nº 59, 7002-554 Évora, sendo os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 de junho a 23 de Junho de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 27 de Junho de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e qualquer outro documento comprovativo e considerado relevante para a candidatura

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof. Doutor Pedro Miguel Nogueira.

 

Departamento de Geociências da universidade de Évora

 

Apartado 94, 7002-554, Évora

 

e-mail: pnogas@gmail.com

 

De 09.06.2016 a 23.06.2016
ICT