Bolsa de Investigação (BI) - Licenciado - Lab Água U.E.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciado para 1) apoio a vários trabalhos de campo no âmbito de monitorizações ambientais, nomeadamente no que se refere a elementos biológicos; 2) processamento e análise de amostras em laboratório; 3) identificação de macroinvertebrados bentónicos; 4) determinação do estado ecológico com aplicação de métricas e índices multimétricos; 5) experiência na análise estatística de dados; 6) apoio à elaboração de relatórios de avaliação da qualidade de massas de água superficiais; 7) apoio à elaboração de artigos científicos.

 

Requisitos de admissão: Licenciatura Biologia. O candidato/a deverá, possuir i) experiência em avaliação da qualidade da água em sistemas lênticos e sistemas lóticos ii) experiência em avaliação da qualidade ecológica pela aplicação de métricas e índices mutimétricos, iii) experiência em medidas de restauro para sistemas lóticos e sistemas lênticos; v) experiência no tratamento estatístico de dados vi) excelente capacidade de expressão oral e escrita em português, inglês e espanhol, vii) autor de artigos científicos em revistas internacionais com refere. Serão ainda fatores preferenciais ter participado em conferências internacionais, residir em Évora, possuir carta de condução e disponibilidade para realizar trabalho de campo aos fins-de-semana e feriados. Os trabalhos de campo realizar-se-ão preferencialmente nos distritos de Évora e Beja. Contudo, poderão ser realizadas campanhas de campo em todo o território nacional, o que requer disponibilidade total durante a realização do trabalho.

 

 

 

Plano de trabalhos: 1) apoio a vários trabalhos de campo no âmbito de monitorizações ambientais, nomeadamente no que se refere a elementos biológicos; 2) processamento e análise de amostras em laboratório; 3) identificação de macroinvertebrados bentónicos;  4) determinação da do estado ecológico com aplicação de métricas e índices multimétricos; 5) análise estatística de dados; 6) apoio à elaboração de relatórios de avaliação da qualidade de massas de água superficiais; 7) apoio à elaboração de artigos científicos.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório da Água da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Manuela Morais.

 

 

 

Duração da bolsa: bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em março de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo mais 9 meses.

 

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

 

 

Métodos de seleção: A seleção será feita com base no mérito, experiência e disponibilidade dos candidatos de acordo com os requisitos de admissão (100%) podendo haver recurso a entrevista. O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato, caso as candidaturas apresentadas não preencham o perfil solicitado.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente: Profª. Doutora Maria Manuela Morais

 

1º Vogal – Profª. Doutora Amely Zavattieri

 

2º Vogal – Prof. Doutor Paulo Pinto

 

1º Suplente – Engª Maria Inácia Mira

 

2º Suplente – Drª. Ana Cláudia Lopes Saúde

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível ao público no Laboratório da Água da Universidade de Évora, no Colégio Pedro da Fonseca, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 de fevereiro de 2016 a 25 de fevereiro de 2016, inclusive. Os resultados da seleção serão publicados até 28 e Fevereiro de 2016

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros relevantes para a candidatura, e carta de motivação em português ou em inglês ou em espanhol. O candidato poderá ainda adicionar outros elementos que considere relevantes para apreciação da sua candidatura. Os candidatos que não apresentarem os elementos de candidatura considerados obrigatórios serão excluídos do concurso.

 

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o horário de expediente (9:00 – 17:30, com interrupção para almoço entre as 12:30 e as 14:00) na morada a seguir indicada:

 

 

 

A/c Profª. Doutora Maria Manuela Morais

 

LABAGUA – Laboratório da Água | Universidade de Évora

 

Rua da Barba Rala n.º1, PITE Évora

 

7005-345 Évora

 

 

 

Ou remetidas para o seguinte correio electrónico, até 25 de fevereiro, escrevendo no assunto “LABAGUA - Bolsa de Investigação (BI) - Licenciado)”:

 

Profª. Doutora Maria Manuela Morais

 

LABAGUA – Laboratório da Água; Centro de Geofísica de Évora

 

e-mail: mmorais@uevora.pt

 

 

 

Organização: LAB ÁGUA
De 12.02.2016 a 25.02.2016
Lab Água
Anexos