Bolsa de Investigação para mestre - contr. 1100/2007
Área Científica: Biologia e Ecologia de Peixes Diádromos

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação para mestre no âmbito do projeto: “Apoio técnico e científico para avaliar a eficiência e a eficácia da passagem para peixes (PPP) construída no Açude Ponte Coimbra, no âmbito das exigências da Lei da Água, da Directiva-Quadro da Água e do Regulamento (CE) n.º 1100/2007” (Contrato N.º2012/017/APA, I.P.), financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P, nas seguintes condições:

 

 

 

 

 

 

Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia e Mestrado na área da Gestão e Conservação de Recursos Naturais, com enfâse nos ecossistemas aquáticos continentais. Experiência no domínio da ecologia aquática de meios fluviais lóticos, monitorização de passagens para peixe, conhecimento de técnicas de biotelemetria aquática (incluindo a utilização de transmissores que registam índices de atividade da musculatura axial)) aplicada a peixes, conhecimento sobre ecologia de peixes diádromos e potamódromos em particular no que respeita às suas migrações. Preferência a candidatos com carta de condução de ligeiros (Categoria B) e curso de mergulho.

 

 

 

Plano de trabalhos: Amostragem de fauna piscícola em ambientes dulciaquícolas, obtenção de informação relacionada com as migrações piscícolas, recolha e processamento de dados relativos à passagem de peixes através de infraestruturas construídas para o efeito, apoio ao tratamento dos dados obtidos no projeto, e à realização dos respetivos relatórios, preparação de artigos científicos para publicação.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

 

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em diversos locais, designadamente na Universidade de Évora e no MARE (campus FCUL), envolvendo também trabalho de campo nas principais bacias hidrográficas nacionais com particular incidência no Rio Mondego, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Raposo de Almeida.

 

 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2016, com eventual renovação até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor mensal da bolsa, pago através de cheque ou transferência bancária sendo os pagamentos efetuados mensalmente, acresce o Seguro Social Voluntário. O Bolseiro usufruirá ainda de um seguro de acidentes pessoal.

 

 

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a valoração de 30% e experiência anterior relevante com a valoração de 70%. Se necessário, o júri procederá à realização de uma entrevista com um máximo de 5 candidatos que o júri, após análise das primeiras componentes, entenda possuírem o perfil mais adequado à natureza das tarefas a desempenhar.

 

 

 

Composição do Júri de Seleção Presidente –Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida, 1º Vogal – Prof. Doutor Bernardo Ruivo Quintella, 2º Vogal – Prof. Doutor José Lino V. Oliveira Costa, 1º Suplente – Prof. Doutora Maria Helena S. Martins Adão e 2º Suplente – Prof. Doutor João Roma Pereira de Castro.

 

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista com a classificação/ordenação dos candidatos, afixada em local visível e público do Departamento de Biologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

 

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 29 de janeiro de 2016 e resultados da seleção serão publicados até 4 de fevereiro de 2016.

 

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do Certificado de Habilitações.

 

 

 

As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail com a indicação da referência PPP_PR2_2016 para:

 

 

 

Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida

 

e-mail: pmra@uevora.pt

 

 

 

De 18.01.2016 a 29.01.2016
icaam
Anexos