Concurso para Bolsa de Pós-Doutoramento - CIDEHUS
Área Científica: Património Cultural

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Unidade HIS/00057, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

 

Requisitos de admissão:

- Doutoramento;

- Experiência em diferentes áreas relacionadas com o património;

- Experiência comprovada de investigação e de participação em projetos relacionados com o património;

- Domínio da Língua Inglesa, falada e escrita;

- Disponibilidade para fixar residência em Portugal;

 

Requisitos preferenciais:

- Formação complementar na área de Património Cultural; serão também tidos em consideração a formação nas áreas de Antropologia, História e Sociologia;

- Conhecimento, em publicações e/ou projecto, dos aspectos teórico dos processos de patrimonialização e da avaliação dos impactos nas comunidades;

- Capacidade e competência para trabalho de terreno, relacionado com o património cultural;

- Competências e sensibilidade, demonstrada na carta de motivação ou no projecto a apresentar, para pensar e promover o papel dos museus relacionados com o património imaterial;

- Competências para lidar com o património imaterial na sua projecção com os espaços públicos;

- Serão valorizados os candidatos que apresentarem formação, conhecimentos e prática profissional relacionada com a área das humanidades digitais;

 

As competências, além da documentação a entregar, devem ser comprovadas na carta de motivação e na apresentação de um projecto de trabalho até 2000 palavras, que articule estes aspectos e os indicadores de realização com o projecto estratégico do CIDEHUS, concebido para um 1 ano renovável.

Para os candidatos que constarem na short list final, o projecto será debatido e avaliado no âmbito de uma entrevista

 

Plano de trabalhos: Na actividade de Formação: apoio à formação avançada, em especial, à organização de cursos on line. Levantamento, no terreno, dos recursos do património imaterial, nomeadamente na região sul do país. Análise de processos de patrimonialização e da forma como esses processos foram vividos pelas diferentes comunidades e publicação dos resultados dessa reflexão. Organização de encontros científicos e técnicos que façam o ponto da situação do processo de investigação. Estudo do papel como os museus e os projectos de valorização do património cultural da região têm conseguido incorporar o património imaterial nas suas actividades e análise de alternativas concretas de incorporação. Organização de um debate alargado em torno da ligação do património imaterial com os espaços, públicos ou não, a que estão ligados e da forma como se pode preservar a continuação dessa ligação. Apoio à manutenção e crescimento das redes de cooperação internacional existentes. Apresentação regular a revistas de referência dos resultados para publicação.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf )

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a orientação científica de Filipe Themudo Barata.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em Dezembro de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao limite máximo de 6 anos, não podendo, contudo, ser imputado no projeto em questão para além do período de elegibilidade do mesmo.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), mais seguros, sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Critérios de selecção:

1ª Fase:

- Apreciação do curriculum (pontuação – 0-50) + projeto (pontuação – 0-40) + carta de motivação (pontuação – 0-10);

2ª Fase:

- Entrevista aos candidatos (até ao máximo de 7) com maior pontuação na 1ª fase, (poderá ser feita por videoconferência ou Skype) – pontuação 0-100.

A concessão da bolsa encontra-se dependente do cumprimento dos requisitos previstos neste aviso de abertura, do resultado da avaliação científica, da receção da documentação exigida e da disponibilidade orçamental da entidade financiadora.

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof. Doutor Filipe Themudo Barata

1.º Vogal – Prof.ª Doutora Filomena Gonçalves

2.º Vogal – Prof. Doutor João Carlos Brigola

1.º Suplente – Prof.ª Doutora Antónia Fialho Conde

2.º Suplente – Prof. Doutor João Rocha

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados no CIDEHUS, Palácio do Vimioso da Universidade de Évora, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos admitidos notificados através de e-mail. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 20 de Novembro de 2015 e os resultados da selecção serão publicados antes do final de Novembro de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Curriculum Vitae detalhado (deverá obrigatoriamente mencionar os graus académicos, as áreas científicas e as classificações obtidas na licenciatura, mestrado, doutoramento e formações posteriores);

- fotocópias simples dos certificados de habilitações;

- carta de motivação;

- projeto de investigação, redigido com um máximo de 2000 palavras, no qual deverá articular o as tarefas propostas com o projeto estratégico  do CIDEHUS. É obrigatória a entrega de um cronograma com uma milestone prevista para um prazo inferior a 12 meses. Para mais informações sobre o projecto estratégico, ver a página web do centro http://www.cidehus.uevora.pt/ e http://gdoc.uevora.pt/388960  

- 2 cartas de recomendação;

- fotocópia ou link para o conteúdo integral de 1 ou 2 publicações que considere expressivas das suas competências;

- outros documentos comprovativos que considere relevantes.

NOTA: a carta de recomendação e o projeto deverão ser redigidos em Português/Inglês / Espanhol/ Francês (à escolha do candidato).

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail, com indicação da referência:

“BPD – Património Cultural”, para:

CIDEHUS.UE

Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

e-mail: cidehus@uevora.pt 

Organização: CIDEHUS
De 09.11.2015 a 20.11.2015