Bolsa de mestre - Trabalhos de levantamento da presença de bivalves nativos na Ribeira de Oeiras
Área Científica: Ecologia e Ambiente (águas interiores)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de prestação de serviços “Trabalhos de levantamento da presença de bivalves nativos na Ribeira de Oeiras”, contratado pelo IMAR – Instituto do Mar

 

 

 

 

Requisitos de admissão: Formação académica de licenciatura na área de Biologia. Mestrado na área de Ecologia. Conhecimentos sobre bivalves de água doce e ecologia aquática comprovados através de publicação científica em revistas internacionais. Domínio de ferramentas de modelação de nicho presente e futuro. Domínio de ferramentas avançadas de análise e tratamento de dados em ecologia. Bom domínio da Língua Inglesa. Carta de condução de ligeiros.

 

Plano de trabalhos: O objetivo deste trabalho é fazer um mapeamento das populações das espécies de bivalves na ribeira de Oeiras, estimando a sua densidade e biomassa para cada local.

Serão efectuados os seguintes trabalhos:

1 - Visita ao local para identificar as áreas da ribeira onde poderão ocorrer bivalves nativos, os principais pontos de acesso à ribeira e a extensão da área a ser amostrada.

2 – Amostragem qualitativa (presença/ausência de espécies) dentro de água com recurso ao snorkeling ou luneta de Kalfa (durante campanha de campo de uma a duas semanas).

3 - Amostragem quantitativa (abundância de cada espécie e características da população). Estabelecimento de uma grelha aleatória, que será sub-amostrada (durante campanha de campo de uma a duas semanas).

4 - Caracterização tanto do canal onde forem encontradas espécies de bivalves como da zona ripícola envolvente (durante campanha de campo de uma a duas semanas).

5 – Processamento de amostras em laboratório (na Universidade de Évora).

6 – Tratamento de dados (na Universidade de Évora).

7 – Elaboração do relatório técnico.

8 – Preparação de um artigo científico.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Anastácio.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 14 de Setembro de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 5 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

Avaliação curricular e dos conhecimentos em Ecologia aquática, com ênfase na fauna de invertebrados de água doce. Avaliação baseada num sistema de pontuação entre 4 e 1 pontos (4= Excelente; 3= Bom; 2= Mediano; 1= Questionável), atribuídos a cada um dos seguintes critérios:

1-      Formação académica e respectivo grau na área.

2-      Classificação obtida no grau académico mais elevado

3-      Conhecimentos sobre Ecologia aquática, com ênfase na fauna de invertebrados de água doce e experiência em métodos, experiência com ferramentas de modelação de nicho presente e futuro e domínio de ferramentas avançadas de análise e tratamento de dados em ecologia.

4-      Capacidade de Síntese escrita em Português e Inglês.

5-      Domínio da Língua Inglesa.

6-      Publicações e outros elementos curriculares.

 

Composição do Júri de Seleção: ………………………………………………………………………………………………

Presidente: Prof. Doutor Pedro Anastácio

1º Vogal – Prof.ª Doutora Maria Ilhéu

2º Vogal – Prof. Doutor João Manuel Bernardo

1º Suplente – Prof. Doutor António Pedro Santos

2º Suplente – Prof. Doutor Carlos Pinto Gomes

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Agosto a 1 de Setembro de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até 4 de Setembro de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópias de certificados de habilitações, cópias de artigos científicos produzidos e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof. Doutor Pedro Anastácio

Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora

Rua Romão Ramalho, 59, 7000-671 Évora

e-mail: anast@uevora.pt

 

Organização: IMAR - Departamento de Paisagem, Abiente e Ordenamento da Universidade de Évora.
De 20.08.2015 a 01.09.2015
IMAR