Bolsa Mestre - iSQAPER
Áreas Científicas: Ciências Agrárias/Transferência de Tecnologia

Bolsa de Investigaçãopara Mestre no âmbito do projeto “iSQAPER - Interactive Soil Quality Assessment in Europe and China for Agricultural Productivity and Environmental Resilience”, financiado por fundos comunitários através do Programa Horizonte 2020.

 

 

Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a Mestres nas áreas das Engenharias Agronómica e do Ambiente cujo curriculum vitae combine:

a) habilitações académicas a nível das ciências naturais;

b) experiência em investigação científica (mínimo de 5 anos);

c) experiência em gestão de projectos (mínimo de 5 anos);

d) experiência em projectos de demonstração agrícola;

e) experiência no uso e gestão de bases de dados relacionais;

f) experiência em projectos relacionados com transferência de tecnologia e conhecimento;

g) experiência na organização de eventos, particularmente de extensão agrícola;

h) domínio falado e escrito dos idiomas Português, Inglês e Francês.

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável por atividades relacionadas com: a) Prospeção de dados a nível mundial relativamente a conceitos existentes em termos de indicadores de qualidade dos solos; b) Avaliação do impacto do tipo de solo, topografia, gestão de culturas e do uso do solo nos indicadores de qualidade de solo; c) Avaliação, em estudos de longa duração, de indicadores de qualidade do solo; d) Inventariação de práticas de gestão agrícola e qualidade de solo e selecção de práticas de gestão agrícola inovadoras; e) Selecção de áreas de estudo, avaliação e demonstração de medidas selecionadas de melhoria da qualidade de solo; f) Identificação de indicadores para teste e avaliação do impacto nos parâmetros de qualidade de solo e produtividade; g) Organização de eventos de demonstração; h) Definição de medidas concretas e políticas de uso de solos agrícolas de modo a melhorar a qualidade do solo.

 

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, polo da Mitra, sob a orientação científica do Professor Gottlieb Basch.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração inicial de 6 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em Julho de 2015, com eventual renovação até ao final do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será feito mensalmente por transferência bancária ou através de cheque.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: carta de motivação e Curriculum Vitae / Certificado de Habilitações, com a seguinte ponderação: 40% para a carta de motivação, 60% para o Curriculum Vitae / Certificado de Habilitações. Poderá haver recurso a entrevista a candidatos pré-selecionados. Neste caso a ponderação a assumir para os candidatos entrevistados será de: 30% para a carta de motivação, 40% para o Curriculum Vitae / Certificado de Habilitações e 30% para a entrevista.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Gottlieb Basch (Professor Associado da Universidade de Évora)

1º Vogal: José Godinho Calado (Professor Auxiliar da Universidade de Évora)

2º Vogal: Ricardo Murteira de Carvalho Freixial (Professor Auxiliar da Universidade de Évora)

1º Suplente: Mário José Carvalho (Professor Catedrático da Universidade de Évora)

 2º Suplente: Augusto Vieira Peixe (Professor Auxiliar da Universidade de Évora)         

               

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, sendo o candidato aprovado notificado através de email.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de maio de 2015 a 1 de junho de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até dia 5 de junho de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico ou por correio para o Professor Gottlieb Basch:

Email - gb@uevora.pt.

Universidade de Évora

Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas

Apartado 94, 7002-554 Évora

                       

De 19.05.2015 a 01.06.2015