Bolsa de Investigação (BI) para licenciado no âmbito do projeto “Proposta técnica sobre a estratégia de remediação dos Córregos Consciência e Barreiro Grande – 2ª Fase”
11 de Março de 2015
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para licenciado no âmbito do projeto “Proposta técnica sobre a estratégia de remediação dos Córregos Consciência e Barreiro Grande – 2ª Fase” financiado pela empresa Brasileira Votorantim Metais, nas seguintes condições:
Área Científica: Geoquímica Sedimentar
Requisitos de admissão: Licenciatura em Geologia, com vastos conhecimentos em Geoquímica Analítica. Experiência analítica de, pelo menos um ano, na área da geoquímica sedimentar, em particular no estudo geoquímico de sedimentos aquáticos e em técnicas de remediação de ambientes contaminados. Serão considerados fatores preferenciais, o conhecimento de análise por espectrometria de indução de plasma por emissão ótica (ICP-OES) e de técnicas de digestão com utilização de unidade de micro-ondas de alta pressão, de métodos de tratamento estatístico e gráfico de dados geoquímicos e de técnicas de descontaminação de sedimentos e solos.
Plano de trabalhos: Análise laboratorial de sedimentos dos córregos Consciência e Barreiro Grande e de solos das respetivas bacias de drenagem, envolventes à unidade fabril da empresa Votorantim Metais, no Estado de Minas Gerais, Brasil. A análise laboratorial deverá incluir: (1) análises químicas de metais pesados através de espectrometria de indução de plasma por emissão ópica (ICP-OES), (2) ensaios de lixiviação de sedimentos e solos contaminados, (3) ensaios de escorrência de solos. No plano de trabalhos inclui-se ainda o tratamento gráfico e estatístico de dados, cartografia dos dados e a apresentação de propostas de descontaminação dos materiais em estudo. Estes trabalhos, inseridos num projeto de consultadoria, visam caracterizar geoquimicamente e avaliar o grau e tipo de contaminação de toda a área envolvente da unidade fabril da referida empresa, de forma a se proporem medidas de remediação e de recuperação de toda a área.
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
CP1: Avaliação curricular (0 a 4 pontos), correspondendo a 20% da classificação final,
CP2: Conhecimentos e experiência analítica na área da geoquímica sedimentar (0 a 8) pontos), correspondendo a 40% da classificação final,
CP3: Conhecimentos e experiência no trabalho com equipamentos analíticos, principalmente com unidade de digestão de micro-ondas de alta pressão e em espectrómetro de indução de plasma (ICP) (0 a 8 pontos), correspondendo a 40% da classificação final.
Será escolhido o candidato que classificado de acordo com os fatores de ponderação de 1 a 3, obtenha maior valor numérico para o somatório de todos os fatores.
Classificação = ∑ Cpi (1…3)
Em caso de empate entre os candidatos com maior classificação, será realizada uma entrevista para proceder ao desempate.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente do júri: Prof. Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca
1º Vogal: Prof. Doutor António Alexandre Ventura Araújo
2º Vogal: Prof. Doutor José Fernando Borges
1º Suplente: Bento António Fialho Caeiro Caldeira
2º Suplente: Prof. Doutor Júlio Ferreira Carneiro
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenadapor nota final obtida afixada em local visível e público junto ao Secretariado do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, localizado no Colégio Luís António Verney, Rua Romão Ramalho, nº 59, 7002-554 Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de março de 2015 a 26 de março de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até 07 de abril de 2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e qualquer outro documento comprovativo e considerado relevante para a candidatura
As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:
Prof. Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca.
Centro de Geofísica e Departamento de Geociências da Universidade de Évora
Apartado 94, 7002-554, Évora
e-mail: rfonseca@uevora.pt