Bolsa de Investigação para Licenciadodo projeto Votorantim(1)
Área Científica: Geoquímica Sedimentar

Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto “Proposta técnica sobre a estratégia de remediação dos Córregos Consciência e Barreiro Grande – 2ª Fase

 

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto “Proposta técnica sobre a estratégia de remediação dos Córregos Consciência e Barreiro Grande – 2ª Fase” financiado pela empresa Brasileira Votorantim Metais, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Geoquímica Sedimentar

 

Requisitos de admissão: Licenciatura em Geologia, com vastos conhecimentos em Geoquímica Analítica. Experiência analítica de, pelo menos um ano, na área da geoquímica sedimentar, em particular no estudo geoquímico de sedimentos aquáticos. Serão considerados fatores preferenciais, o conhecimento de processos de tratamento analítico de amostras de sedimentos e solos e análise por espectrometria de indução de plasma por emissão ótica (ICP-OES), difração de Raios-X, espectrometria de absorção molecular e análise elementar.

 

Plano de trabalhos: Análise laboratorial de sedimentos de fundo e colunas sedimentares dos córregos Consciência e Barreiro Grande e de solos das respetivas bacias de drenagem, envolventes à unidade fabril da empresa Votorantim Metais, no Estado de Minas Gerais, Brasil. A análise laboratorial deverá incluir: (1) preparação de amostras para análises mineralógicas por difração de Raios-X, (2) análises por difração de Raios-X, (3) análises químicas de metais pesados através de espectrometria de indução de plasma por emissão ótica (ICP-OES). No plano de trabalhos inclui-se ainda o tratamento gráfico e estatístico de dados. Estes trabalhos, inseridos num projeto de consultadoria, visam caracterizar geoquimicamente e avaliar o grau e tipo de contaminação de toda a área envolvente da unidade fabril da referida empresa, de forma a se proporem medidas de remediação e de recuperação de toda a área, desde os solos às linhas de água.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2015. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

 

CP1: Avaliação curricular (0 a 4 pontos), correspondendo a 20% da classificação final,

CP2: Conhecimentos e experiência analítica na área da geoquímica sedimentar (0 a 8) pontos), correspondendo a 40% da classificação final,

CP3: Conhecimentos e experiência no trabalho com equipamentos analíticos, nomeadamente em unidade de digestão de micro-ondas, em espectrómetro de absorção molecular, em analisador elementar CHNS e em espectrómetro de indução de plasma (ICP) (0 a 8 pontos), correspondendo a 40% da classificação final.

 

Será escolhido o candidato que classificado de acordo com os fatores de ponderação de 1 a 3, obtenha maior valor numérico para o somatório de todos os fatores.

 

Classificação = ∑ Cpi (1…3)

 

Em caso de empate entre os candidatos com maior classificação, será realizada uma entrevista para proceder ao desempate.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Prof. Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca

1º Vogal: Prof. Doutor António Alexandre Ventura Araújo

2º Vogal: Prof. Doutor José Fernando Borges

1º Suplente: Bento António Fialho Caeiro Caldeira

2º Suplente: Prof. Doutor Júlio Ferreira Carneiro

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenadapor nota final obtida afixada em local visível e público junto ao Secretariado do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, localizado no Colégio Luís António Verney, Rua Romão Ramalho, nº 59, 7002-554 Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de março de 2015 a 26 de março de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até 07 de abril de 2015.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e qualquer outro documento comprovativo e considerado relevante para a candidatura

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

 

Prof. Doutora Rita Maria Ferreira da Fonseca.

Centro de Geofísica e Departamento de Geociências da Universidade de Évora

Apartado 94, 7002-554, Évora

e-mail: rfonseca@uevora.pt

De 13.03.2015 a 26.03.2015
Página: CGE