Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “ProMira- Desenvolvimento de metodologias com aplicação na Recuperação, Proteção e Gestão das pradarias marinhas e dos sapais do estuário do Mira como suporte vital às atividades de pesca, aquicultura e como viveiro de espécies” com referência nº31-03-02-FEP-006 do PROMAR - submetido ao Eixo 3 Medidas de Interesse Geral; MEDIDA 2 - Proteção e desenvolvimento da fauna e da flora aquática com as seguintes condições:
Requisitos de admissão: Mestrado na área de Ciências Biológicas ou afins e um Curriculum Vitae relevante em estudos relacionados i) Fluorometria de Pulso Modulado da Clorofila; ii) Análise pigmentar em tecidos vegetais e iii) Bioquímica e fisiologia do stress em plantas. Será dada preferência na seleção dos candidatos a experiência em Fisiologia Vegetal.
Plano de trabalhos: Desenvolver as tarefas do projeto relacionadas com a monitorização do estado ecofisológico das plantas de Zostera durante a recuperação. Investigar as alterações e o padrão de evolução de biodiversidade das comunidades biológicas estruturantes do funcionamento destes ecossistemas que são responsáveis pelo equilíbrio entre os sedimentos a flora e fauna. O trabalho referente a estas tarefas inclui, trabalho de campo e laboral e visa estudar a resposta ecofisiologia de Zostera a diversas condições ambientais, através do perfil pigmentar e da sua capacidade de captação de luz, com recurso a técnicas espectrofotométricas e a um algoritmo desenhado para este efeito. Ainda a avaliação do stress oxidativo (celular), através da análise de enzimas específicas conhecidas por responderem a uma variedade de factores ambientais, causadores de stress.
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011). A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Oceanografia, Laboratório de Botânica Marinha (FCUL) sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Isabel Violante Caçador.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, renovável até Dezembro de 2015 com início previsto para abril de 2015.
Métodos de selecção: Os métodos de seleção a utilizar serão avaliação curricular (100%) e eventualmente entrevista, particularmente em situação de desempate (avaliação curricular 70% e entrevista 30%).
Composição do Júri de Selecção: Maria Helena Soares Martins Adão (Presidente), Carlos Alexandre da Silva Ribeiro (1º Vogal) e Orlando da Silva Lopes (2º Vogal).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Biologia do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora, sendo o candidato aprovado notificado através de email.
Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 de Março de 2015 a de 18 Março de 2015 e os resultados da seleção serão publicados até 19 de Março de 2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações e duas cartas de recomendação.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:
Profª Isabel Caçador
Centro de Oceanografia
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande
1749-016 Lisboa
e-mail: micacador@fc.ul.pt