BI Mestre no CIES-IUL

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Extração Inteligente de Informação de Redes Sociais Públicas para Análise da sua Influência na Sociedade”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Extração Inteligente de Informação de Redes Sociais Públicas para Análise da sua Influência na Sociedade”, (PTDC/IVC-ESCT/4919/2012), em curso no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e financiado por fundos nacionais através da FCT.

 

Área Científica: Sociologia

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Sociologia (preferencial ou outra ciência social)

Experiência de trabalho na área das Novas Tecnologias de Informação. Experiência em análise de dados quantitativos e produção de informação estatística; Capacidades de organização e gestão; Bons conhecimentos de inglês; Domínio de programas de análise estatística.

 

Plano de trabalhos: Participação nas várias atividades de investigação do projeto “Extração Inteligente de Informação de Redes Sociais Públicas para Análise da sua Influência na Sociedade” com especial ênfase na análise sociológica dos dados recolhidos, através da sistematização e categorização de dados e elaboração dos respetivos relatórios de análise de informação.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de bolsas do ISCTE-IUL.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Inês Pereira.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 15 de maio de 2014. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao final da execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e entrevista. A seleção basear-se-á na avaliação curricular, com a respetiva valorização dos seguintes elementos:

a)      Mestrado em Sociologia (preferencial) ou outra Ciência Social; formação técnico-metodológica na área das metodologias quantitativas de investigação em Ciências Sociais, e domínio do inglês (ponderação de 30%)

b)      Experiência de participação em projetos de investigação (20%)

       c) Experiência de investigação em Novas Tecnologias de Informação (prefderencialmente comunicação mediada por computador e análise de redes sociais online) (ponderação de 40%)

      d) Intenção de realização de doutoramento na área do projeto, como critérios adicionais. (ponderação de 10%)

 

Composição do Júri de Selecção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela coordenadora do projeto, acima identificada, e por dois outros investigadores doutorados do CIES-IUL, respetivamente Pedro Abrantes e Susana Santos.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 16 de abril de 2014.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado e cópia dos Certificados de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h às 13h – 14h às 18h na morada a seguir indicada, remetidas por correio ou por e-mail para cies@iscte.pt, com indicação da referência da bolsa a que se candidata.

 

CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia

Projeto PTDC/IVC-ESCT/4919/2012

Av. das Forças Armadas – ISCTE-IUL

1649-026 Lisboa

De 03.04.2014 a 16.04.2014