BPD no CIES/ISCTE
Sociologia e/ou Ciências Sociais

Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto “Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto “Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise”, referência PTDC/IVC-SOC/5079/2012,financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), e em curso no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

 

Área Científica: Sociologia e/ou Ciências Sociais.

 

Requisitos de admissão: Doutoramento em Sociologia preferencialmente, ou Ciências Sociais.

Experiência anterior de pesquisa no terreno na área da educação e/ou e das políticas educativas, com incidência em estudos comparativos; Experiência em análise de dados quantitativos (análise de micro bases de dados estatísticas, produção de informação estatística); capacidades de organização e gestão; Bons conhecimentos de inglês; Domínio de programas de análise de conteúdo; Publicações em revistas académicas, comunicações em reuniões científicas, Participação em estudos e avaliações na área da educação e das políticas educativas, das qualificações e das políticas públicas e conhecimento da administração das políticas públicas para a qualificação.

 

Plano de trabalhos: Participação nas várias atividades de investigação do projeto com especial ênfase para: recolha e sistematização de informação documental e estatística; elaboração de relatórios de análise de informação; produção de relatórios, comunicações e artigos, comunicação com parceiros europeus.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de bolsas do ISCTE-IUL.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica do Prof. Doutor João Sebastião.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 15 de fevereiro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao final da execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e, se necessário, na entrevista de seleção, com a respetiva valorização dos seguintes elementos:

Formação académica (ponderação de 30%)

Experiência profissional (ponderação de 70%)

 

Composição do Júri de Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo coordenador do projeto, Prof. Doutor João Sebastião e por dois outros investigadores doutorados do CIES Prof. Doutor Luís Capucha e Profª. Doutora Susana da Cruz Martins.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 8 a 21 janeiro de 2014.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae pormenorizado e cópia dos Certificados de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h às 13h – 14h às 18h na morada a seguir indicada, remetidas por correio ou por e-mail para cies@iscte.pt, com indicação da referência da bolsa a que se candidata.

 

CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia

Projeto referência PTDC/IVC-SOC/5079/2012

Av. das Forças Armadas – ISCTE-IUL

1649-026 Lisboa

De 08.01.2014 a 21.01.2014
CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE