Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto “IMAGOS – Inovative Methodologies in Archaeology, Archaeometry and Geophysics – Optimizing Strategies X APOLLO - Archaeological and Physical On-site Laboratory – Lifting Outputs, operação n.º ALENT-07-0224-FEDER-001760, do INALENTEJO, QREN, nas seguintes condições:
Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Geológica, com formação em Engenharia Civil e apetência pelo estudo de argamassas de Cal.
Plano de trabalhos:
O projeto APOLLO irá contribuir para os objetivos globais do programa IMAGOS – Innovative Methodologies in Archaeology, Archaeometry and Geophyisics – Optimizing Strategies, concentrando-se no reforço e desenvolvimento do potencial de integração entre arqueologia e geofísica e os métodos analíticos in-situ, numa perspetiva de valorização do património arqueológico do Alentejo. O projeto APOLLO, articulado com o projeto MICRA.Lab, e com o apoio dos parceiros nacionais e internacionais, permitirá o desenvolvimento de novas metodologias analíticas aplicáveis a objetos de património arqueológico, arquitetónico e artístico e a elaboração de novos processos e materiais para a preservação do Património.
Desta forma o investigador a contratar e considerando o seu perfil deverá:
- Elaborar e testar novas argamassas de substituição com diferentes razões ligante/agregado e diferentes composições do ligante.
- Colaborar em atividades de extensão e letivas pós-graduadas.
Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos .phtml.pt).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, sob a orientação científica dos Professores Doutores Jose Mirão, António Candeias e Patricia Moita.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em fevereiro de 2015.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.
Métodos de seleção: A seleção será efetuada através de avaliação curricular e de entrevista, se solicitado pelo júri, com base na seguinte ponderação percentual:
a) Adequação da área científica de especialização e experiência como descrito nos “Requisitos de admissão” (máximo de 90 pontos)
b) Produção científica (artigos científicos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais) (máximo de 10 pontos)
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Doutor António José Estêvão Candeias
1º Vogal – Prof. Doutor José António Paulo Mirão
2º Vogal – Prof. Doutora Patricia Moita
1º Suplente – Prof. Doutora Cristina Dias
2º Suplente – Prof. Doutora Teresa Alexandra da Silva Ferreira
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida na seleção efetuada pelo júri e divulgada por email e em local visível e público do Laboratório HERCULES, Palácio do Vimioso, Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 29 de janeiro e os resultados da seleção serão publicados até 31 de janeiro de 2014.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de email de candidatura acompanhada de cópia dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação, de documento de identificação e outros documentos ou comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço eletrónico: