Notícias

Já estão disponíveis os resultados da 1.ª fase de seriação de candidaturas a Formação Pós-Graduada na Universidade de Évora para 2018/2019.

Publicado em 24.07.2018
DESAFIO: O despovoamento dos nossos ambientes rurais

O objetivo deste curso é formar os potenciais empreendedores da comunidade universitária da UEx e das regiões do Centro e Alentejo (Portugal), para desenvolver projetos empresariais baseados em ideias que, com base na ciência e no conhecimento, respondam aos desafios socioeconómicos da Euroace.

Publicado em 11.07.2018

Nos termos do RAUÉ e do Calendário de Procedimentos Académicos, a inscrição para a realização de exames em Época Especial de 2017/18 decorre de 10 a 12 de junho, sendo que a época de exames decorre de 14 a 27 de julho.

De 10.07.2018 a 12.07.2018
Terceiro Workshop realizado em Leiria, no IPLeiria

Por último, mas marcando o seu lugar de destaque devido à pertinência dos temas tratados, realizou-se o terceiro dos três Workshops programados para a tarefa 1.1.1. do projeto EUROACE_LERA, que relembramos, tem como objetivo dar a conhecer as necessidades territoriais para o empreendimento jovem baseado no conhecimento.

Segundo Workshop realizado em Badajoz, na Fundecyt

No âmbito do projeto EUROACE_LERA, realizou-se o segundo Workshop em Badajoz, onde se fez uma reflexão sobre os instrumentos e mecanismos de apoio ao desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento por parte de jovens empreendedores, desta vez refletindo acerca da região da Extremadura.

Publicado em 27.06.2018

A Universidade de Évora (UÉ) e a Universidad de Extremadura (UEx) pretendem fortalecer a relação institucional que tem vindo a preconizar nestes últimos anos. Como sinal dessa cooperação, decorreu na UÉ, no passado dia 26 de junho, uma reunião entre as duas equipas reitorais com o objetivo de planificar ações futuras.

Publicado em 27.06.2018

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, elogiou ontem, em Évora, a intervenção "inovadora" de conservação e investigação desenvolvida no Templo Romano pelo Laboratório Hércules da Universidade de Évora.

Publicado em 27.06.2018

Estão abertas as candidaturas para acesso e ingresso à Universidade de Évora em 2018/2019:

• 1ª fase de candidaturas de 9 de abril a 6 de junho

• 2ª fase de candidaturas de 20 de agosto a 3 de setembro

Divulgação de resultados da 1ª fase até 24 de julho de 2018.

Divulgação de resultados da 2ª fase até 18 de setembro de 2018.

Ver mais informações sobre as candidaturas, no portal Estudar na Universidade de Évora

De 09.04.2018 a 06.07.2018
Estão abertas as inscrições para os Cursos Livres do CIDEHUS     Oficina de Sistemas de Informação Geográfica aplicados a História e Arqueologia
Datas: 27.Junho.2018 a 28.Junho.2018
Coordenação: Fernanda Olival, Ivo Santos e Teresa Batista | Docente: Enrique Cerrillo Cuenca
Em colaboração com o ICAAM

Modelação 3D em Sistemas de Informação Geográfica: aplicações práticas em História e Arqueologia
Datas: 11.Julho.2018 a 12.Julho.2018
Coordenação: Teresa Batista
Em colaboração com o ICAAM      As ofertas formativas são extensíveis ao público em geral.
  Para mais informações e inscrições: http://www.ecs.uevora.pt/divulgacoes/cursos_livres
Em 27.06.2018
Bolseiro do Instituto Ricardo Jorge distinguido em workshop internacional de micotoxicologia

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Atribuído de forma bianual desde o ano 2000, este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional.

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no DAN, em colaboração com a Universidade de Évora e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM, Universidade de Aveiro). Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München(Alemanha).

Publicado em 25.06.2018