NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2019
Investigação & Divulgação

Investigação & Divulgação

A agenda intitulada Armando de Lacerda e a Fonética Experimental em Portugal:

Centralidade científica na periferia tem sido alvo de interesse aprofundado por parte do Instituto de História Contemporânea – Polo da Universidade de Évora

Este workshop, constituído por quatro sessões, destinou-se, em particular, aos Investigadores e doutorandos do CICS.NOVA.UÉvora, alunos do Curso de Mestrado em Sociologia da  UE e, em geral, aos alunos de Cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento da Universidade de Évora.

O CICS.NOVA.UÉvora, na qualidade de membro do consórcio da Unidade de Investigação científica CICS.NOVA, integrou a equipa organizadora e participou no II Colóquio, que se realizou na Universidade dos Açores, nos dias 30 e 31 de outubro|2019.

O Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora) foi convidado para parceiro da Estação Náutica de Avis.

A 1.ª Conferência: “Política de Coesão 2021-2027, Velhos Desafios, Novas Políticas ” realizada no dia 27 de novembro, na Universidade de Évora, inaugura o Ciclo de Ciclo de Conferências intitulado “Coesão, Desenvolvimento e Equidade Territorial” , organizado pelo CICS.NOVA.UÉvora e pela UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas.

Nos últimos anos, investigadores do CICS.NOVA.UÉvora  e do  departamento de Imagem Médica e Radiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve tem-se dedicado a investigar a prática clínica dos profissionais destas áreas. Uma das linhas de investigação em que mais de tem investido é a da Prática Baseada na Evidência ou, fazendo uma adaptação estrita e direta ao contexto clínico, a Radiologia Baseada na Evidência (RBE).

Na origem do Processo de Bolonha realizou-se uma afirmação política sem precedentes sobre a importância estratégica da participação dos estudantes no governo dos sistemas e instituições do ensino superior. 

O projeto ZOM3D: Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa-Morena – Valorização dos Recursos Minerais do Alentejo, da Universidade de Évora e do Instituto de Ciências da Terra

O livro DA DINÂMICA GLOBAL AOS PROCESSOS GEOLÓGICOS foi apresentado no passado dia 14 de Dezembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e a apresentação do mesmo esteve a cargo dos professores Galopim de Carvalho e João Duarte.

O ICT e a Universidade de Évora estiveram ontem presentes na Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas em Madrid - COP 25

Além do projeto AERIS , que está na fase de culminação em março de 2020, a Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto de Ciências da Terra (ICT) estão a participar, no âmbito da Engenharia Aeroespacial, em projetos relacionados com a Agência Espacial Europeia, sendo exemplo deste trabalho conjunto o projeto Near-Earth Object Modelling and Payloads for Protection .

Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) recebeu o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2019, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a tese “Photovoltaic generation with energy storage integrated into the electric grid: Modelling, simulation and experimentation”, que defendeu na Universidade de Évora.

O projeto ALFR-Alentejo (SAICT-45-2018-02, contrato nº 039487), promovido pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), com apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDRA), teve início oficial dia 16 de dezembro de 2019.

Évora deu início à sua participação num novo projeto que a tornará mais inteligente e mais sustentável: O POCITYF (Positive Energy CITY Transformation Framework

Karina Lucia Garcia

Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades | CIDEHUS , Universidade de Évora, Palácio do Vimioso - Largo Marquês do Marialva, 8, 7000-554 Évora, Portugal / Instituto de Ciências da Terra (ICT),  Pólo da Universidade de Évora, Rua Romão Ramalho, nº 59, 7000-671 Évora, Portugal (klgarcia@uevora.pt.)