Rui Dias, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Évora (UÉ), investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e diretor do Centro de Ciência Viva de Estremoz, viu reconhecido o mérito do trabalho que desenvolveu ao longo da sua carreira profissional e foi aprovado como membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.
Decorreu, no passado dia 12 de Dezembro, o XI Seminário Permanente sobre a Inquisição, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.
A 29 de novembro realizou-se, na Universidade de Évora, o Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no Contexto Ibérico.
Se é fã de percebes e gostaria que eles chegassem ao seu prato de maneira sustentável, vai gostar de conhecer.
Se é fã de percebes e gostaria que eles chegassem ao seu prato de maneira sustentável, vai gostar de conhecer.
A Universidade de Évora (UÉ) acolheu cerca de três dezenas de participantes, entre os quais estudantes de Mestrado e Doutoramento e recém-doutorados, provenientes de instituições de ensino superior portuguesas, espanholas, brasileiras, mexicanas, canadianas e holandesas no I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM), que decorreu nos dias 28 a 30 de novembro de 2019.
A Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em estreita colaboração com a Facultad de Ciencias da Universidad de Extremadura, organizou a 25 e 26 de novembro, o III Congresso Luso-Extremadurense de Ciências e Tecnologia, no Colégio Luís António Verney.
Miguel Araújo, Diretor da Cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro, publicou recentemente na revista científica Nature Communications um artigo científico que apresenta os resultados de uma análise de redes tróficas (interligações naturais de cadeias alimentares) que confirma que a atividade humana simplifica a natureza.
Decorreu na Universidade de Évora, no dia 19 de Novembro, o Seminário Internacional dedicado ao tema “Os Pobres – A Pobreza”, organizado pelo CIDEHUS-UÉ em parceria com a Universidade Federal Fluminense/Companhia das Índias.
Elisabete Pereira, Investigadora IHC-CEHFCI- Polo da UÉ, é a única portuguesa a integrar o projeto Sharing European Histories, financiado pela EUROCLIO e Evens Foundation, cujo principal objetivo é divulgar práticas inovadoras que ajudem os jovens alunos a entender a complexidade e multiplicidade da história europeia, através da criação de ferramentas de ensino e de abordagens de fácil utilização para os professores europeus.
As equipas reitorais da Universidade de Évora e da Universidad de Extremadura, em Badajoz, reuniram hoje, dia 19 de novembro, com o objetivo de consolidar a parceria, através da definição de novas acções conjuntas, nos quais se inclui um Mestrado conjunto em Recursos Hídricos.
Decorreu no passado dia 15 de novembro, pelas 18h00 na Sala das Bellas Artes da BGUÉ (Biblioteca Geral UÉ), no Colégio do Espírito Santo, o lançamento do livro “Sementeira Direta e Agricultura de Conservação” da autoria de Ricardo Freixial, professor no Departamento de Fitotecnia da UÉ.
É já no próximo dia 27 de novembro que a Universidade de Évora recebe o workshop de encerramento do projeto AWARTECH - Animal Welfare Adjusted Real Time Environmental Conditions of Housing, iniciativa financiada pelos programas A2020, P2020 e FEDER e que resulta de uma parceria entre a Equiporave Ibérica, a Universidade de Évora e a Hexastep
In Tribuna Alentejo Online - 14-11-2019 | In Veterinária Atual Online - 14-11-2019 | In Vida Rural Online - 14-11-2019 | In Voz do Campo Online - 15-11-2019
A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente atribuiu o Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira a Miguel Bastos Araújo, Diretor da Cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro. Esta distinção tem como principal objetivo realçar e promover as pessoas ou entidades que se destacam na área ambiental em Portugal.
A Professora do Departamento de História da Universidade de Évora (UÉ), Maria de Deus Manso, foi distinguida com o Prémio Femina que agracia as Notáveis Mulheres, pelo Estudo e Divulgação Cultural e História de Matriz Portuguesa no Estrangeiro e na Lusofonia.
Saiu uma grande reportagem no Jornal Expresso, sobre um projecto de investigação desenvolvido pelo Investigador do Instituto de História Contemporânea, Quintino Lopes. Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora.
A professora da Universidade de Évora (UÉ) Fátima Baptista foi eleita presidente da Sociedade Europeia de Engenharia Rural (EurAgEng). Segundo a academia, a docente vai ocupar o cargo entre julho de 2020 e julho de 2022.
In Diana FM Online - 21-10-2019 | In Rádio Campanário Online - 21-10-2019 | In Tribuna Alentejo Online - 22-10-2019 | In Diário do Sul- 23-10-2019
Mais um sinal do êxito do MARE, onde têm papel preponderante elementos do Departamento de Biologia.
A Universidade de Évora (UÉ) é a única instituição portuguesa parceira em três Infraestruturas Europeias de Investigação, em Ciências do Património, Ecossistemas e Geofísica da Terra e do Espaço, aprovadas no âmbito do Programa Europeu Horizonte 2020 com um financiamento global na ordem dos 14 milhões de Euros, distribuído por 87 instituições parceiras.
Decorreu na Universidade de Évora, sábado dia 28 de setembro de 2019, o Workshop Interdisciplinar “Drawing Heritage(s)”.
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) decorreu pela primeira vez em Évora, no dia 27 de setembro. Esta iniciativa tem por objetivo celebrar a Ciência e aproximar os investigadores dos cidadãos.
A Universidade de Évora (UÉ) recebeu, no passado dia 7 de outubro, a equipa de investigadores do projeto “Instituto Internacional de Investigação e Inovação no Envelhecimento +”, inserido no INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), coordenado na UÉ por Manuel Lopes, Professor do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, financiado pelo segundo ano consecutivo com objetivos complementares.
A Universidade de Évora recebe de 16 a 18 de Outubro de 2019, o II Historical Soundscapes Meeting, reunindo alguns dos nomes internacionais mais importantes dentro da temática das Paisagens Sonoras.
Mariana Marques, bióloga e investigadora, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora descobriu uma nova espécie de lagarto, o lagarto-espinhoso-de-N’Dolondolo, no âmbito de expedições que tem efetuado em Angola.
No âmbito da XVII edição das Jornadas de Gestão, subordinado ao tema "“Indústria 4.0”, falamos com Rui Fragoso, diretor do Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) e do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da mesma Universidade.
Subordinadas ao tema “Indústria 4.0”, decorreu na Universidade de Évora (UÉ), no passado dia 02 de outubro, a XVII edição das Jornadas de Gestão, organizadas pelo Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da UÉ e pelo Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE).
Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) venceu o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2019, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a tese que defendeu na Universidade de Évora, propondo uma nova abordagem para resolver o problema do armazenamento da energia fotovoltaica.
A cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres nacionais e internacionais constitui uma das áreas estratégicas da Universidade de Évora (UÉ).
Évora recebeu pela primeira vez a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realizou no dia 27 de setembro, com uma mostra científica organizada pela Universidade de Évora (UÉ) em plena Praça do Giraldo, local emblemático da cidade Património Mundial da Humanidade.