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Trimestral | Nº 04 - 2019
Formação Avançada

Doutoramento em Linguística
Ensino do português na Itália: programas, manuais e problemáticas no ensino do PLE
Cecília Santanchè

Ensino do português na Itália: programas, manuais e problemáticas no ensino do PLE

Orientação:  Maria João Marçalo & Pedro Balaus Custódio 

Este trabalho reflete, analisa e trata de questões de ordem institucional e metodológica com relação à língua portuguesa como língua estrangeira e seu ensino na esfera das universidades italianas, combinadas com as experiências da autora. Partiu da iniciativa de construir o conhecimento a partir anotações da experiência de mais de 16 anos de ensino da língua em Itália. Com esse trabalho pretende-se dar voz à prática como construção de métodos didáticos abertos e interativos, que proporcionem participação e engajamento na relação docente e discente. Para isso, estabeleceu-se um processo exploratório e integrador tendo como base a inventividade, dentro de uma proposta de avaliação de nível linguístico. Utilizou-se de pesquisas qualitativa e quantitativa, refletindo sobre as  novas tecnologias do contexto educacional, e suas perspectivas teóricos conceituais.  Somou-se aos conceitos de linguística aplicada a contribuição de outras disciplinas investigando o ensino da lingua portuguesa como língua estrangeira.  Conclui-se a necessidade de buscar resultados através do cruzamento de fatores que envolvem temas diversos. A formação  e o papel do docente na estrutura educacional, o conhecimento e utilização das novas tecnologias, a escolha do material didático são alguns deles.  Notou-se a importância da forte compreensão de como o sistema educacional é organizado e o que se espera do ensino da língua enquanto ferramenta de comunicação na sociedade globalizada. Nesse contexto, o ensino/aprendizagem não se limita apenas no ato da aula, mas especialmente naquilo que a aula pode proporcionar enquanto referência de vivência na consolidação de um novo código.

Palavras-chave: Ensino do português como LE na Itália, novos cenários da didática, relato de práticas de ensino.