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Trimestral | Nº 01 - 2018
Investigação & Divulgação

Investigadores CIEP-UE presentes no encontro da rede «Dynamiques universitaires pour une société de la connaissance»
CIEP-UE

CIEP-UE

Decorreu na Universidade de Valência mais um Encontro/ Seminário no âmbito da rede internacional «Dynamiques Universitaires pour une Société de la Connaissance» coordenada em Portugal por Elisa Chaleta e de que fazem parte investigadores das Universidades de Vincennes à Saint-Denis (Paris 8, França), Valência (Espanha), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil) Lorraine (Nancy, França) e o Laboratoire Parisien de Psychologie Sociale (LAPPS- EA 4386).São interesses comuns o ensino superior, o estudante, a cultura estudantil, as trajetórias na universidade (ingresso, desempenho e inserção no mundo do trabalho) e a aprendizagem. A rede tem como objectivo geral conhecer em profundidade os perfis estudantis na educação superior, tanto do ponto de vista de suas condições de vida, estudo e trabalho e, também, contribuir para as políticas internas das universidades parceiras e para a definição políticas públicas. O trabalho desenvolvido é materializado em publicações conjuntas tendo sido publicado em 2016 o primeiro libro internacional “La educación superior, el estudiantado y la cultura universitaria”. Encontra-se actualmente em preparação um segundo livro que terá como título “Límites y posibilidades del cambio universitario. Perspectivas globales y locales” em que participarão Universidades de Portugal, Brasil, França, Espanha, México, Grécia e Áustria.Neste contexto realizou-se também no dia 22 de fevereiro com a participação de Elisa Chaleta e Luís Sebastião, investigadores do CIEP-UE, uma reunião com a Associació Valenciana de Sociología no Instituto Universitário de Criatividade e Inovação Pedagógica (IUCIE), dirigido pelo Professor Francesc J. Hernàndez i Dobon. As contribuições do encontro destacam a importância da partilha através de redes de colaboração para a promoção do diálogo e a abertura a novas linhas de trabalho para além das fronteiras interligadas a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O estudo da educação superior pode ser abordado a partir de horizontes muito diversos, através do diálogo interdisciplinar e da troca de conhecimentos na rede.

Decorreu na Universidade de Valência mais um Encontro/ Seminário no âmbito da rede internacional «Dynamiques Universitaires pour une Société de la Connaissance» coordenada em Portugal por Elisa Chaleta e de que fazem parte investigadores das Universidades de Vincennes à Saint-Denis (Paris 8, França), Valência (Espanha), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil) Lorraine (Nancy, França) e o Laboratoire Parisien de Psychologie Sociale (LAPPS- EA 4386).São interesses comuns o ensino superior, o estudante, a cultura estudantil, as trajetórias na universidade (ingresso, desempenho e inserção no mundo do trabalho) e a aprendizagem. A rede tem como objectivo geral conhecer em profundidade os perfis estudantis na educação superior, tanto do ponto de vista de suas condições de vida, estudo e trabalho e, também, contribuir para as políticas internas das universidades parceiras e para a definição políticas públicas. O trabalho desenvolvido é materializado em publicações conjuntas tendo sido publicado em 2016 o primeiro libro internacional “La educación superior, el estudiantado y la cultura universitaria”. Encontra-se actualmente em preparação um segundo livro que terá como título “Límites y posibilidades del cambio universitario. Perspectivas globales y locales” em que participarão Universidades de Portugal, Brasil, França, Espanha, México, Grécia e Áustria.Neste contexto realizou-se também no dia 22 de fevereiro com a participação de Elisa Chaleta e Luís Sebastião, investigadores do CIEP-UE, uma reunião com a Associació Valenciana de Sociología no Instituto Universitário de Criatividade e Inovação Pedagógica (IUCIE), dirigido pelo Professor Francesc J. Hernàndez i Dobon. As contribuições do encontro destacam a importância da partilha através de redes de colaboração para a promoção do diálogo e a abertura a novas linhas de trabalho para além das fronteiras interligadas a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O estudo da educação superior pode ser abordado a partir de horizontes muito diversos, através do diálogo interdisciplinar e da troca de conhecimentos na rede.