NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2017
Nota de Abertura

Nota de Abertura por Ana Teresa Caldeira, Sub-directora do IIFA

Nota de Abertura
Ana Teresa Caldeira, Sub-directora do IIFA
Investigação e desenvolvimento: a valorização económica e a transferência do conhecimento

Os novos desafios de uma investigação aplicada levam-nos a pensar uma nova forma de realização de I&D, em estreita colaboração com empresas e empreendedores que permita direcionar o conhecimento científico para a geração de inovação e para a transferência de ideias, invenções e inovações.

Nesse sentido, é necessário favorecer o cruzamento entre empresas e empreendedores (com necessidades específicas) com as Unidades de Investigação, permitindo a valorização de tecnologias, a difusão de conhecimento e a promoção de aprendizagens específicas no domínio de utilização de novos produtos e processos. Com efeito a transferência de tecnologia para a economia não é uma simples transação de direitos de utilização de patentes ou outra propriedade intelectual, exigindo a exploração de sinergias entre os intervenientes diretos. Para ter sucesso requer uma forte interação entre os cientistas e os empreendedores, com o apoio direto e integrado entre a componente científica e a abordagem empresarial.

O desenvolvimento de projetos com o estímulo à facilitação da aproximação entre universidade e empresas/empreendedores, pode constituir uma oportunidade para a valorização económica e transferência do conhecimento científico e tecnológico. Estas intervenções multidisciplinares, poderão constituir um contributo relevante no desenvolvimento da Estratégia Regional de Especialização Inteligente, nomeadamente para:

i) Melhorar o desempenho do sistema de inovação;

ii) Explorar áreas emergentes;

iii) Intensificar os padrões de interação e cooperação entre atores, reforçando a combinação

entre recursos e atividades económicas;

iv) Promover a construção coletiva de vantagens competitivas e de spillovers económicos e

de conhecimento.

Nesta perspetiva o IIFA, enquanto unidade orgânica que acolhe os diversos centros de investigação e formação avançada, poderá ter um papel fundamental na articulação das diferentes unidades e na ligação ao tecido empresarial e a jovens empreendedores.

O recente projeto EUROACE_LERA – Campus Empreendedor Transfroteiriço basado en el conocimiento Joven , cofinanciado pelo FEDER através do programa Interreg V – A España-Portugal (POCTEP) que conta com 14 entidades portuguesas e espanholas representa uma aposta do IIFA neste sentido e tem como objetivo desenvolver e fomentar uma cultura de empreendedorismo entre jovens universitários através de um conjunto de atividades de promoção de talento e do desenvolvimento de ferramentas para a identificação de necessidades e oportunidades. Os centros de I&D da Universidade de Évora podem ter aqui um papel fundamental através da dinamização dos seus jovens investigadores e alunos de doutoramento.

Um dos maiores desafios a enfrentar com a investigação que fazemos será o de procurar transformar descobertas cientificas em benefícios sociais e económicos. 

Ana Teresa Caldeira, Sub-directora do IIFA

Agenda
De 02.11.2017 a 16.11.2017
Palácio do Vimioso
De 03.11.2017 a 17.11.2017
Palácio do Vimioso
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018
De 13.09.2017 a 31.07.2018
Assinatura de Protocolo
Em 04.01.2018
10:30 | Sala de Docentes | Colégio Espírito Santo
MASLOWATEN na magazine oficial do Horizonte 2020
Em 14.12.2017 | 18:00
Publicado em 14.12.2017