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Trimestral | Nº 04 - 2017
Investigação & Divulgação

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO: Promoção de Mudanças na Aprendizagem – Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
José Verdasca, José Luís Ramos, Adelinda Candeias, Ana Cristóvão, Ricardo R. Monginho e Rui Gonçalo Espadeiro | Investigadores do CIEP

José Verdasca, José Luís Ramos, Adelinda Candeias, Ana Cristóvão, Ricardo R. Monginho e Rui Gonçalo Espadeiro | Investigadores do CIEP

José Verdasca, José Luís Ramos, Adelinda Candeias, Ana Cristóvão, Ricardo R. Monginho e Rui Gonçalo Espadeiro | Investigadores do CIEP

O projeto “Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI” tem como referência os termos do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Promoção de Mudanças na Aprendizagem – cuja finalidade é a de promover a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares – e consiste em desenhar, implementar, acompanhar e avaliar uma proposta de modelo de educação formal. É financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem também o apoio da Samsung Portugal e parcerias com o Centro de Ciência Viva de Estremoz, Fundação Eugénio de Almeida e Porto Editora.

Teve início no ano letivo de 2014-2015, com coortes de alunos do 3.º ano de escolaridade, envolvendo sete turmas dos Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, de Vendas Novas e de Vidigueira, num total de 140 alunos e 50 professores. O seu termo está previsto para o final do presente ano com a conclusão do 6.º ano de escolaridade da coorte alunos que integrou o projeto piloto.

As “Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI” enquadram-se nas novas gerações de políticas educativas, baseadas em lógicas de ação bottom up , reconhecendo às escolas e às comunidades escolares a capacidade de organização da gramática escolar e de produzir intervenções educativas específicas, temporal e territorialmente diversificadas e contextualizadas, fixando a si mesmas novas prioridades e desafios, mobilizando e envolvendo no processo de aprendizagem novos agentes e parceiros da comunidade. Têm como principal finalidade promover mudanças na aprendizagem, através da criação de um conjunto de oportunidades e de ambientes de aprendizagem baseadas em abordagens curriculares abertas, nas suas fontes de currículo, nos seus intervenientes, nos seus contextos, nos seus recursos. As comunidades escolares G21 proporcionam oportunidades e ocorrências educativas que alargam e diversificam os modos como os alunos aprendem pelas múltiplas e diferentes atividades em que os alunos se envolvem.

Trata-se de um processo que requer a capacidade de desenvolver e partilhar tecnologia organizacional e pedagógica e de relançar novas reconfigurações curriculares semiabertas, dinâmicas e flexíveis e cuja base matricial pode ser enquadrada nos princípios da ação e em algumas das suas principais linhas inspiradoras para uma abordagem do “Aprender para o Bem-Estar” (Kickbusch, 2012). Radica na ideia do desenvolvimento holístico da criança, por contraponto às conceções convencionais e abraça o princípio da “comunidade escolar como um todo”, colocando a criança no centro do processo de aprendizagem e implicando e responsabilizando a comunidade na vida das escolas.

No ano letivo de 2017-2018 a equipa do projeto tem vindo a desenvolver, no espaço da Oferta Complementar, à semelhança daquilo que aconteceu nos anos letivos anteriores, atividades de desenvolvimento do Pensamento Computacional com os alunos, que atualmente se encontram no 6.º ano de escolaridade. Estas atividades, no primeiro período, focaram-se particularmente na resolução de tutoriais e puzzles na plataforma Scratch 2.0 (do MIT). Até ao momento, tem sido dado apoio aos referidos alunos de forma a que estes possam aprender quais os comandos básicos que a plataforma tem à sua disposição e como podem utilizá-los; deste modo, os alunos têm vindo a trabalhar competências como a abstração, a depuração de erros, o pensamento paralelo, a resolução de problemas e a criatividade. Pontualmente, foram também realizadas atividades no âmbito da aprendizagem de conteúdos tridimensionais (desde a criação à impressão dos mesmos), bem como outras atividades curriculares com recurso a equipamentos de realidade virtual (visualização de vídeos).

Website do projeto - http://www.gulbenkian21.uevora.pt/

Agenda
De 02.11.2017 a 16.11.2017
Palácio do Vimioso
De 03.11.2017 a 17.11.2017
Palácio do Vimioso
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018
De 13.09.2017 a 31.07.2018
Assinatura de Protocolo
Em 04.01.2018
10:30 | Sala de Docentes | Colégio Espírito Santo
MASLOWATEN na magazine oficial do Horizonte 2020
Em 14.12.2017 | 18:00
Publicado em 14.12.2017