Orientação: Maria de Fátima Nunes & Maria Margaret Lopes
Coorientadora: Emeide Nóbrega Duarte
Esta tese tem como objetivo analisar a produção científica gerada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Museologia do Brasil, a partir dos artigos de periódicos científicos de acesso aberto no arco cronológico compreendido entre 2006 e 2016, de modo a obter um panorama atual da área na contemporaneidade.Trata-se de uma investigação quantitativa e qualitativa que se utiliza de técnicas bibliométricas, da análise de conteúdo por categorias temáticas e da análise de redes sociais. O corpus de análise é composto por 188 artigos registrados no Currículo Lattes de 37 docentes/pesquisadores do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Museologia. Constata que a produção científica em acesso aberto analisada se apresenta publicada, em sua maioria, em periódicos nacionais classificados no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com estrato indicativo de qualidade; a produção científica é desenvolvida em autoria única e múltipla; a produção científica com coautores nacionais e internacionais é representativa de redes de colaboração intrainstitucional e interinstitucional; e que a produção científica traz citações a autores reconhecidos e influentes no domínio da Museologia, incluindo pesquisadores da área no Brasil. Identifica que a produção científica se enquadra em 18 categorias temáticas no escopo da Museologia, sendo as agendas de investigação mais incidentes Objeto/Coleção/Acervo, Exposição Museológica, Preservação e Conservação do Patrimônio de Ciência e Tecnologia, e Teoria da Museologia. Conclui que a produção científica analisada se guia por questões que se encaixam no Quadro Geral da Disciplina Museológica delineado pelo Comitê Internacional para a Museologia do Conselho Internacional de Museus, mas que também se apresenta em compasso com as tendências centrais da Museologia do século XXI.
Palavras-chave:
História da Ciência. Museologia. Produção científica. Periódicos
científicos. Acesso Aberto. Programas de Pós-Graduação em Museologia. Brasil