Orientação: Maria João Marçalo & Pedro Balaus Custódio
O presente estudo aborda o percurso que vai das conceções precoces de leitura e escrita à fluência e compreensão de leitura.
Partimos da hipótese de que os grupos que iniciam a escolaridade com mais conhecimentos de literacia emergente atingem, de modo mais célere, maior fluência na leitura, logo, melhores resultados na compreensão de leitura.No pré-escolar, no início da aprendizagem informal, deve ser dada relevância às conceções linguísticas que cada criança tem relativamente à leitura e escrita, promovendo ambientes promotores de comportamentos de literacia emergente.A fluência na leitura é avaliável através da leitura oral e é o elo entre a descodificação e a compreensão de leitura. Vários são os fatores que impõem constrangimentos e se refletem na aprendizagem da leitura, entre eles os de carácter linguísticos, sociais, culturais e económicos. O professor, com o trabalho que desenvolve em sala de aula, desempenha um papel primordial no sucesso da aprendizagem da leitura, particularmente no desenvolvimento linguístico, quer a nível fonológico, lexical, morfossintático, sintático, pragmático, quer na motivação para a leitura, através da disponibilização de livros de literatura infantil.Esta investigação foi realizada com uma amostra de 282 crianças do Agrupamento de Escolas de Paião, distribuídos por três grupos. O estudo comparou os resultados dos comportamentos emergentes de leitura e escrita no pré-escolar, os resultados dos testes intermédios do 2.º ano, a fluência de leitura, nas dimensões expressividade, precisão e velocidade, no 3.º e no 4.º anos, assim como os resultados da compreensão de leitura atingidos pelos grupos, no 4.º ano nas provas de final de ciclo.Este estudo aponta para a existência de correlações entre os resultados, mas não nos permite generalizar e tirar conclusões irrefutáveis, em virtude de o comportamento dos grupos se alterar de um parâmetro para outro das variáveis em estudo.Os resultados contrariam os estudos nacionais e internacionais, ao constatar que os rapazes do Agrupamento têm melhores resultados a nível de fluência e de compreensão de leitura do que as raparigas, e que os resultados da compreensão de leitura são superiores aos resultados da fluência.Palavras-chave: Conceções linguísticas de leitura e escrita, emergência, fluência e compreensão leitora, Ensino Básico
O presente estudo aborda o percurso que vai das conceções precoces de leitura e escrita à fluência e compreensão de leitura.Partimos da hipótese de que os grupos que iniciam a escolaridade com mais conhecimentos de literacia emergente atingem, de modo mais célere, maior fluência na leitura, logo, melhores resultados na compreensão de leitura.No pré-escolar, no início da aprendizagem informal, deve ser dada relevância às conceções linguísticas que cada criança tem relativamente à leitura e escrita, promovendo ambientes promotores de comportamentos de literacia emergente.A fluência na leitura é avaliável através da leitura oral e é o elo entre a descodificação e a compreensão de leitura. Vários são os fatores que impõem constrangimentos e se refletem na aprendizagem da leitura, entre eles os de carácter linguísticos, sociais, culturais e económicos. O professor, com o trabalho que desenvolve em sala de aula, desempenha um papel primordial no sucesso da aprendizagem da leitura, particularmente no desenvolvimento linguístico, quer a nível fonológico, lexical, morfossintático, sintático, pragmático, quer na motivação para a leitura, através da disponibilização de livros de literatura infantil.Esta investigação foi realizada com uma amostra de 282 crianças do Agrupamento de Escolas de Paião, distribuídos por três grupos. O estudo comparou os resultados dos comportamentos emergentes de leitura e escrita no pré-escolar, os resultados dos testes intermédios do 2.º ano, a fluência de leitura, nas dimensões expressividade, precisão e velocidade, no 3.º e no 4.º anos, assim como os resultados da compreensão de leitura atingidos pelos grupos, no 4.º ano nas provas de final de ciclo.Este estudo aponta para a existência de correlações entre os resultados, mas não nos permite generalizar e tirar conclusões irrefutáveis, em virtude de o comportamento dos grupos se alterar de um parâmetro para outro das variáveis em estudo.Os resultados contrariam os estudos nacionais e internacionais, ao constatar que os rapazes do Agrupamento têm melhores resultados a nível de fluência e de compreensão de leitura do que as raparigas, e que os resultados da compreensão de leitura são superiores aos resultados da fluência.
Palavras-chave: Conceções linguísticas de leitura e escrita, emergência, fluência e compreensão leitora, Ensino Básico