NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2017
Nota de Abertura

Nota de Abertura por Soumodip Sarkar | Coordenador do Grupo de Trabalho Rede de Escolas Doutorais

Nota de Abertura
Soumodip Sarkar, Coordenador do Grupo de Trabalho Rede ED
UNIVERSIDADES NACIONAIS JUNTAM-SE PARA OFERECER PROGRAMAS DOUTORAIS COM MAIOR QUALIDADE

Como nasceu o Acordo da Rede Nacional de Escolas Doutorais agora consolidado na UEVORA

A UNIVERSIDADE DE ÉVORA foi pioneira em Portugal na criação de uma estrutura com estatuto de Unidade Orgânica, o IIFA (Instituto de Investigação e Formação Avançada) – ESCOLA DOUTORAL da Universidade de Évora – agregando as Unidades de Investigação e os Programas de Doutoramento. Esta definição, em 2008, teve como origem uma recomendação feita pela EUA “European University Association“, durante o processo de avaliação institucional.

Em 2010, fui nomeado Diretor do IIFA, não havendo modelos prévios de governação deste tipo de estrutura, deparei-me com muitas dificuldades e incertezas, no entanto, o facto do nº crescente de alunos de doutoramento se ter acentuado nesta altura, demonstrou com facilidade a importância deste tipo de estrutura na Universidade e trazendo novos desafios.

Com o objectivo de fortalecer e potenciar a capacidade de atuação da Escola Doutoral da UEVORA, considerei que seria importante desenvolver contactos com as outras Universidades, com ou sem Escola Doutoral, no sentido de partilhar experiências, boas práticas e criar sinergias conducentes à melhoria do ensino doutoral em Portugal. Neste contexto, em 2013 realizou-se na Universidade de Évora o “1º Encontro de Escolas Doutorais internacional”, nesse encontro, procedeu-se à assinatura de um acordo de intenção de estabelecimento da Rede Nacional de Escolas Doutorais, cujo acordo foi assinado agora na UEVORA. Participaram nesse Encontro algumas Universidades de Espanha, realça-se a participação do Vice-Reitor da Universidade de Alcalá d’ Henares, Coordenador da Rede de Escolas Doutorais de Espanha. O IIFA também desenvolveu contactos, participando nas Conferências de Diretores de Escolas Doutorais de Espanha, desde 2013, tendo nestes eventos potenciado a mais valia que teria a criação desta estrutura agora consolidada a “Rede Nacional de Escolas Doutorais”, para que no médio prazo se alargue à associação das Escolas Doutorais de Espanha, consolidando então a Rede Ibérica de Escolas Doutorais (tendo já recebido a manifestação de interesse de 20 Escolas Doutorais de Espanha).

Em 2016, foi constituído no IIFA, o Grupo de Trabalho, coordenado por mim, para consolidar a iniciativa - criação da Rede Nacional Escolas Doutorais (RnED) , que agora foi formalizada, que integra nove universidades nacionais prevê a possibilidade de, a qualquer momento, outras instituições de ensino superior aderirem à Rede Nacional de Escolas Doutorais.

O que se pretende:

Com a RnED pretende-se definir padrões de funcionamento no ensino dos programas doutorais em comum e desenvolver doutoramentos integrados, que podem ser apresentados conjuntamente ou em associação. O objectivo é o de “melhorar a qualidade dos programas de doutoramento”. O acordo prevê ainda a harmonização de normas entre as várias instituições no que toca à forma como decorrem as provas de doutoramento. Outra novidade é a implementação de um plano transversal às diferentes universidades que permitirá aos alunos de doutoramento terem formação em competências transversais, as chamadas “soft skills ”.

Acreditamos que desta forma passamos também a ter uma voz mais ativa junto da tutela e das instituições públicas do sector como a Direcção-Geral do Ensino Superior, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino superior, além de ganharem escala para as candidaturas a financiamentos nacionais e internacionais a projetos ligados ao ensino.

Soumodip Sarkar |  Coordenador do Grupo de Trabalho Rede de Escolas Doutorais 

Agenda
Lançamento e Apresentação Global do PIAAC-AC
Seminário de Alteraçõies Climáticas
Em 03.04.2017
09:30 | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
Em 04.04.2017
13:00 | Sala 124, Colégio do Espírito Santo (13 horas)