O investigador do CIDEHUS João Rocha, juntamente com a investigadora da Cátedra UNESCO Ana Neno, alertam para a derrocada parcial no Castelo do Mar de Safi. O artigo pode ser consultado aqui.
Tendo em consideração a complementaridade entre o trabalho em curso no ICAAM e aquele que se encontra planeado para a rede de experimentação agrária e animal em implementação entre o INIAV, I. P., e as escolas agrárias politécnicas, foi criada a rede “Alentejo AGROnet: Alentejo Agricultural Research and Extension Network”
Diário da República, 2.ª série — N.º 61 — 27 de março de 2017
DESPACHO 2515/2017
Acabe de ser publicado o mais recente e-book do CIDHEUS "Redes, bibliotecas e literacias. Atas do Iº Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora, Fernando Gameiro e António Cachopas (eds.).
Pode consultar na página do CIDEHUS na Open Edition Books
Concurso para atribuição de 4 Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa Doutoral HERITAS – Estudos de Património.
Patricia Delayti Telles, doutorada em História da Arte pela Universidade de Évora, ganhou a edição de 2016 do Prémio Fernão Mendes Pinto.
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve em Évora no dia 10 de março para uma reunião informal com investigadores e responsáveis de unidades de investigação da Universidade de Évora.
A Universidade de Évora e a empresa PELCOR lançam concurso que desafia os alunos a criarem um produto inovador, através de novas soluções de utilização da cortiça. O projeto vencedor será integrado no universo PELCOR, com o produto final fabricado e comercializado nos canais desta marca. Promover a criatividade e apoiar novos talentos, são os objetivos desta parceria que através deste concurso aproxima o ensino à realidade da criação e produção nacional.
Teolinda Gersão recebeu ontem o Prémio Vergílio Ferreira atribuído pela Universidade de Évora (UÉ) numa cerimónia que decorreu na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo.
Nos últimos dias a Península Ibérica foi afetada por uma massa de ar oriunda do Norte de África que transporta uma grande quantidade de poeiras do deserto. Segundo Maria João Costa, investigadora do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, estas plumas têm sido detetadas nos últimos dias no observatório de Ciências da Atmosfera do mesmo Instituto da UÉ, apresentando-se em camadas que atingem cerca de 4 km altitude.
O Hospital Veterinário da UÉ estabeleceu um protocolo de colaboração com a empresa Ministério dos Remédios Lda, especialista no desenvolvimento galénico para a área dos medicamentos manipulados.
O Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) foi firmado entre nove instituições de ensino superior (IES), numa sessão que decorreu na Universidade de Évora (UÉ). As Universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa partilham agora mais este projeto comum.
A Universidade de Évora acolheu durante os dias 2 e 3 de fevereiro um Encontro Internacional dedicado à História e às Humanidades, num “Diálogo Transfronteiriço” entre a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura que, na opinião de Enrique Moradiellos, diretor do Departamento de História da Universidade da Extremadura, apresenta-se como “imperativo na Europa atual e no âmbito universitário superior europeu”.
No sentido de criar dinâmicas entre os doutorandos de Cursos 3º Ciclo da Universidade de Évora, nomeadamente entre os recém-doutorados ou que se encontram em fase de conclusão do seu doutoramento e os que iniciam o mesmo, o IIFA promove um Programa de Mentorado. Para tal, foi criada uma Bolsa de Voluntários a nível dos seus doutorandos dos anos terminais e recém-doutorados, para acompanharem os alunos dos primeiros anos, apoiando-os na organização dos seus trabalhos e partilhando experiências e contactos.
O Programa funciona na última 6ª feira do mês, entre as 14:30h e as 17h, num espaço informal de encontro no IIFA ( Palácio Vimioso).
Agenda das próximas sessões:
- 24 de Fevereiro
- 31 de Março
- 28 de Abril
- 26 de Maio
Decorreu no dia 01 de Fevereiro, na Universidade de Évora, uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visou a articulação entre diversas entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao Património, com vista à prossecução de um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.
Um programa do CIDEHUS sobre património Industrial com os investigadores Ana Cardoso de Matos, Armando Quintas e Maria da Luz Sampaio que será emitido hoje 25.01.2017 na Radio Diana FM, às 18h.
Com repetição Domingo 29.01.2017 às 13.30h e em dianafm.com.
O Prémio de Investigação IIFA 2016 visa promover a investigação de excelência nos programas doutorais da Universidade de Évora. Neste contexto, foram atribuidos 6 Diplomas de mérito e 5 Menções Honrosas, a alunos de doutoramento.
Realça-se a seguinte produção cientifica (indicadores): 1 patente, 9 capítulos de livros, 58 artigos em períodicos científicos, 23 artigos em atas de encotros científicos com arbritagem científica, 55 comunicações orais e 47 posters.
Localizado em Cabeço de Vide (concelho de Fronteira), a villa romana da Horta da Torre constitui um dos mais importantes recursos arqueológicos do Alentejo. Entre os resultados das escavações que se efectuam no local, encontra-se um stibadium, o segundo identificado em Portugal.
Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo IIFA com o Prémio de Investigação 2016. A Estudante de Doutoramento em História investiga os “Usos e reusos da arquitetura industrial no Sul da Península Ibérica: um estudo comparativo”.