NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2016
Nota de Abertura

Nota de Abertura por Manuel Collares Pereira | Diretor do IIFA

Semana da Ciência & Tecnologia 2016

No âmbito da “Semana da Ciência e Tecnologia - 2016” a Universidade de Évora promoveu, de 21 a 25 Novembro de 2016, um conjunto integrado de iniciativas, que visou aproximar a Universidade da Comunidade e a Ciência dos Cidadãos e das Empresas.

Foi um momento importante de partilha e descoberta, entre a nossa comunidade científica e entre esta e a Sociedade, que constituiu uma ocasião excelente para levar o novo conhecimento produzido na Universidade de Évora, para fora de portas.

Em particular, destacou-se uma iniciativa que teve a sua realização no PCTA- Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo. Durante um dia e meio foram divulgados projetos e atividades de I&D, de alguns Centros e Cátedras de Investigação que se disponibilizaram para participar.

A nível da assistência, infelizmente, esta iniciativa não teve a participação que se esperava, quer do lado da Universidade, quer das empresas do próprio PCTA.

Esta aparente falta de interesse por parte dos docentes/investigadores da universidade, se em parte pode ser explicada pelas múltiplas atividades em que os mesmos estão envolvidos, é também, na minha opinião, o reflexo da falta de prática na troca de experiências de investigação e de realização de projetos colaborativos que integrem várias áreas científicas, ao contrário do que encontramos hoje, de forma muito mais forte, noutros países da União Europeia, nos Estados Unidos, etc.

Na Sociedade Portuguesa, apesar de tudo, tem-se operado uma mudança que já leva, por exemplo, o mundo empresarial a fazer um esforço por se aproximar das Universidades e vice-versa. Contudo, não há ainda uma ideia clara sobre as múltiplas possibilidades de colaboração e sobre as competências, necessidades e oportunidades, em cada um dos lados.

É importante afastar as barreiras que afastam o mundo empresarial do mundo académico que estão dentro das próprias empresas e Universidades, não deixando que as partes compreendam bem a enorme importância e partido que se pode e deve tirar das necessidades, capacidades e demais conhecimento que estão à sua volta.

O evento que organizámos pretendia precisamente contribuir para ajudar a criar uma cultura científica mais profunda, de partilha de conhecimento, específico e interdisciplinar, e daí obter mais beneficio para todos os participantes e para a Sociedade.

Quem esteve presente certamente ficou a perceber melhor a riqueza do que se faz na Universidade e do seu potencial, o qual é muito superior ao da simples soma das partes.

Nós – IIFA -  vamos continuar a tentar contribuir, com essas novas iniciativas, para desenvolver a cultura científica, para que se entenda de  forma natural qual o verdadeiro papel das Universidades na nossa Sociedade, em particular na sua relação com o mundo empresarial. Mas também e, em geral, como única forma cabal que existe para se combater a ignorância, a qual constitui a maior ameaça que temos de enfrentar.

Manuel Collares Pereira  | Diretor do IIFA