Financiamento: ALENTEJO 2020 | Investigador: Pedro Nogueira
Um território é tanto mais valorizado quanto mais reconhecidos e estudados são os seus recursos. No caso dos recursos minerais o potencial mineiro depende da história geológica da região em causa, sendo que essa história condiciona o tipo de recursos que potencialmente possam existir. É baseado nesta ideia de condicionantes locais para a existência ou não de um determinado recurso mineral que surge o conceito de província metalogénica, como uma região com potencial para a presença de um determinado recurso mineral. É o conceito de província metalogénica quando aplicado a tipologias especificas de recursos minerais, através da descrição detalhada desses tipos de recurso que constitui o que podemos designar de modelo metalogénico.
A existência de modelos metalogénicos para uma região é fundamental para as companhias mineiras que pretendem investir em pesquisa de novos recursos minerais uma vez que os modelos metalogénicos vão indicar quais são os guias e métodos de prospeção que devem ser aplicados em cada caso concreto.
Na Zona de Ossa Morena que corresponde a uma das zonas paleogeográficas do terreno ibérico, muito embora tenha um conjunto grande de ocorrências minerais descritas (mais de 250), não apresenta nenhuma mina a ser explorada atualmente. Entre os minérios que foram explorados em períodos históricos, principalmente finais de séc. XIX e durante o séc. XX podemos destacar o ferro, o cobre, o chumbo, o zinco, o estanho e volfrâmio. Entre as ocorrências enumeradas existem ainda elementos como o crómio, o níquel, o cobalto e o ouro, sendo que estes nunca foram alvos de exploração industrial na região.
Como parte de um projeto financiado pelo programa Alentejo2020 que está a decorrer, apresentamos a caracterização de algumas das ocorrências minerais conhecidas nesta região, com vista a definição dos respetivos modelos metalogénicos.
Financiamento: Portugal 2020 | Investigador: Mouhaydine Tlemcani
The project "BRO-QC - Quality Control of Blocks in Ornamental Stones" aims to develop a work methodology, which will be materialized in a highly technological solution, aiming to identify the discontinuities and heterogeneities of blocks of marble, granite and limestone , As well as its mineralogical and textural characterization on the macroscopic and microscopic scale, in order to characterize the interior of the stone.