ICAAM
Financiamento: H2020 | Investigador Responsável: Adélia Sousa
TrustEE é um projecto financiado pela Comissão Europeia – Programa 2020, com duração de 3 anos (Fev. 2016 – Jan. 2019), que tem como principal objectivo a definição e implementação de um modelo de financiamento baseado no mercado para medidas de eficiência energética e sustentabilidade dos processos industriais, que reúna recursos financeiros numa larga base de investidores e garanta capital de investimento para pequenas e médias empresas (PMEs). Pretende contribuir para o desenvolvimento e implementação das energias renováveis e aumentar a eficiência energética nas PMEs industriais, contribuindo assim para as metas estabelecidas no plano europeu sobre alterações climáticas.
Este projecto tem como entidades participantes a Universidade de Évora (UEvora) e mais 5 entidades referentes à eficiência energética e energias renováveis a nível Europeu: o Instituto de tecnologias sustentáveis (AEE INTEC ) - Áustria, coordenador do projecto; o Instituto de Sistemas de Energia Solar - Fraunhofer (ISE ), -Alemanha; Conselho Europeu para a Economia Eficiente da Energia (ECEEE ) – Suécia; REENAG Holding GmbH – Áustria e o Centro Tecnológico AINIA – Espanha.
No decorrer do período de execução do projecto, será implementada uma plataforma online que terá como objectivo facilitar a análise de possíveis investimentos e simplificar todo o processo de apresentação de propostas de projectos na área das energias renováveis e eficiência energética.
Informação mais detalhada pode ser encontrada na página web do projecto .
Financiamento: PRODER | Investigador Responsável: Nuno Ribeiro e João Mota Barroso
O objectivo deste projecto consiste em testar a produção de cortiça em sistema intensivo de produção de sobreiros em modo de regadio com e sem fertirrega. A escolha da irrigação em profundidade foi selecionada tendo em conta a perda de água por evaporação na camada superficial do solo, assim como o favorecimento de infestantes que são beneficiadas por irrigação de superfície. Pretende-se também testar hipóteses relacionadas com a importância das raízes profundas no conforto hídrico dos sobreiros e eficiência no crescimento de cortiça.
Em resumo pretende-se otimizar a aplicação da rega e fertilização e determinar a rentabilidade destes sistemas de regadio.
Especificamente, pretende-se: testar o método de regadio em profundidade e o efeito e eficácia de fertilizantes em diferentes quantidades, no crescimento dos sobreiros. Os efeitos dos tratamentos serão avaliados em função de:
Financiamento: FCT | Investigador Responsável: Maria João Cabrita
Is a metabolomic study on Olive Oils from the most important varieties from four different countries, Portugal, as coordinator, France, Turkey and Tunisia. MedOOmics activities will span 8 Working Packages, involving research teams with complementary competences and differentiated skills.
The authenticity of extra virgin olive oils, considering geographic and varietal aspect, is the main goal of this proposal and is based on a metabolomic approach.
The metabolomic study will comprise a "profiling" and a "fingerprinting" approaches. It will focus on the study of the phenolic composition of olive oils achieved by liquid chromatography, volatile composition of olive oils using 1D and 2D gas chromatography, both coupled with mass spectrometry and fatty acids composition using FID detection, the study of mineral elements using ICP-MS techniques, the study of stable isotopes (SIRMS) and the establishment of recognize patterns, using nuclear magnetic resonance (NMR), infrared and raman spectroscopy techniques, providing a spectral signature of the different olive oils under study. Data obtained will be subjected to a chemometric study in order to retrieve as much information as possible. Results obtained can be further used to build a database on olive oils and contribute to ensure the olive oils authenticity.
Financiamento: Alentejo 2020 | Investigador Responsável: Augusto Peixe
O projeto tem como objetivo propagar in vitro porta-enxertos clonais para a nogueira e aperfeiçoar a técnica de enxertia no local definitivo. Para o efeito pretende desenvolver as seguintes linhas de trabalho:
1) Produção de Plantas in vitro : Otimização do processo de micropropagação de porta-enxertos de nogueira. Fornecimento gratuito de plantas para a instalação de pequenas parcelas experimentais em novos pomares,
2) Plantação de parcelas experimentais : Plantação e acompanhamento do desenvolvimento dos porta-enxertos no local definitivo, com assistência técnica à rega, fertilização e poda de condução em 1ºano,
3) Realização de enxertia de campo: Será experimentada a técnica de enxertia de gomo destacado e placa em dois períodos distintos, início da Primavera e final do Verão. A qualidade do material para enxertia merecerá um cuidado especifico pois dele depende em muito o sucesso da técnica,
4) Condução dos novos pomares enxertados: Apoio e assistência técnica de rotina fase inicial de desenvolvimento dos jovens pomares, de forma a garantir o sucesso da tecnologia proposta, bem como a divulgação de práticas culturais inovadoras ao nível da condução do pomar de nogueiras.