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Trimestral | Nº 04 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

Projetos I&D na Semana da Ciência & Tecnologia
CHAIA

CHAIA
  • CARTOGRAFIAS DA EMOÇÃO, UMA VIAGEM AO MUNDO ÍNTIMO DA MOURARIA, LISBOA

Financiamento: FCT | Investigador Pós-Doc: Ana María Moya Pollitero

O presente projeto em curso, apresento na Semana da Ciência e Tecnologia na UÉ, conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT (SFRH/BPD/101156/2014) no âmbito do Programa Operacional de Capital Humano (POCH), dentro do CHAIA, no âmbito da investigação de Pós-doutoramento intitulada A paisagem somática da multiculturalidade urbana lusófona. Identidades, patrimónios e turismo cultural em comunidades imigradas nos centros históricos de Lisboa e Londres, dirigido pela investigadora Doutorada Ana Moya, e orientado pelo Prof. Doutor Desidério Batista. Este projeto elabora-se como candidatura de apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com cinco parcerias nas associações culturais e Juntas de Freguesia do bairro histórico da Mouraria. Dentro da análise patrimonial das paisagens urbanas históricas em situações de multiculturalidade, imigração e turismo de cidades, o objetivo da presente pesquisa é mapear os padrões de experiência e perceção da comunidade multicultural e mostrar a evolução dinâmica do seu património paisagístico imaterial, valorizando a sua sustentabilidade sociocultural. A metodologia da investigação centra-se na participação da população com a colaboração das associações culturais para a criação de Cartografias da Emoção. Estas Cartografias expressam as narrativas e histórias comunicadas e observadas da comunidade, acompanhadas da interpretação e construção artística dos universos singulares da coletividade. Criaremos uma paisagem de representação que expressa uma relação mental, emocional e sensorial (corporal), dentro da ritualização da experiência e a expressividade do corpo na paisagem urbana apoiada na representação artística, seja esta na forma de arte performativa, arte urbana, plástica ou gastronómica. Contaremos com a participação de uma equipa de artistas interdisciplinares em três laboratórios pedagógico-artísticos dirigidos a três grupos geracionais diferentes (crianças, adolescentes e seniores), os quais permitem-nos estudar as diferenças nos processos preceptivos e valores culturais da paisagem. A relevância da presente pesquisa encontra-se no reforço da coesão social dentro da diversidade de interpretações interculturais e intergeracionais, promove a construção coletiva da paisagem, educa através da criação artística e redefine os valores subjetivos do espaço de representação patrimonial da paisagem histórica da Mouraria.