Investigador: Andreia Dionisio
The New Stone Age é fruto deuma parceria entre Centros de Investigação de várias Universidades (de Évora Hércules, ICT e Cefage) e a indústria, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento, internacionalização e criação de valor no setor da Pedra Natural em ambiente BIM. Esta parceria insere-se no âmbito da Academia da Pedra Natural
Desta parceria fazem parte vários projetos em fase de execução, nomeadamente:
1 - O Projeto FlexStone consiste no desenvolvimento e demonstração em ambiente real de dois equipamentos totalmente inovadores para a Pedra Natural:
(i) Equipamento para fabrico de tampos de cozinha por medida e;
(ii) Equipamento multifuncional para fábrica de protótipos em Rocha Ornamental
Pretende-se evidenciar perante: Empresas de Pedra Natural, Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico e outros sectores sinergéticos, as vantagens económicas e técnicas das soluções a desenvolver e avançar para a sua validação, de forma a posteriormente puder utilizar as soluções comercialmente.
2 - O Projeto Calcitech , que é composto por 3 fases:
(i) Diagnóstico: considerando que a principal limitação da variedade litológica em causa é a alteração cromática, será aplicado um conjunto vasto de técnicas e metodologias com o intuito de perceber o que provoca as alterações. Especialmente importantes, serão a composição química, a composição mineralógica e a presença de matéria orgânica.
(ii) Prognóstico: fundamentando-se nos dados de diagnóstico, será estabelecida uma estimativa do comportamento da Pedra. Para confirmar essa avaliação, serão efetuadas experiências de modelação da evolução cromática da rocha em condições de aplicação e em condições de envelhecimento acelerado. O comportamento das características físicas da pedra (e.g. permeabilidade, porosidade, dureza) também será avaliado.
(iii) Soluções: considerando todas as medições efetuadas e o comportamento da rocha em condições laboratoriais controladas, será determinada a causa da alteração cromática no contexto de pedreira e após aplicação.
3 – O Projeto E-techStone 4.0, que assenta no desenvolvimento de soluções tecnológicas de evolução da extração de Pedra Natural para a Industria 4.0. O Projeto tem os seguintes objetivos estratégicos:
(i) Desenvolvimento de atividades de IDI que permitam inovação incremental a três equipamentos desenvolvido em anterior projeto de IDT – Mobilizador (Inovstone), dotando-os de uma maior eficiência: Robot Todo o Terreno para Furos de Passagem de Fio Diamantado Torre de perfuração móvel de comandos pneumáticos para transformação das massas em blocos e Bi-Fio;
(ii) Desenvolvimento de uma máquina nova para transformação de massas em blocos , aproveitando o conhecimento obtido no anterior projeto no desenvolvimento de um Sistema Robotizado de transformação de talhadas em blocos.
(iii) Encontrar soluções que permitam um maior controlo da tecnologia, assistência remota (acompanhar o funcionamento em direto à distância, monitorizar a produtividade da máquina, fazer manutenção preventiva) e encontrar soluções que permitam a ligação dos equipamentos a outros softwares (tecnologia 4.0)
No âmbito desta parceria, estão atualmente a ser desenvolvidos e submetidos projetos no âmbito BIM e Industria 4.0. De realçar o Projeto InovStone 4.0. Este Projeto tem por alvo o desenvolvimento de técnicas e tecnologias que reorientem o modelo de operações deste setor para industry 4.0 , como resposta ao novo procurement em contexto BIM (Buinding Information Modelling) na AEC.
Financiamento: INALENTEJO | Coordenador: Paulo Neto
A Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora assume para si os seguintes objetivos:
i) produzir e disseminar conhecimento e informação sobre políticas públicas aplicadas, ou em aplicação, na região Alentejo;
ii) produzir relatórios, diagnósticos e análises sobre políticas públicas, aplicadas, ou em aplicação, na região Alentejo;
iii) facultar mais conhecimento, sobre avaliação e monitorização de políticas públicas, para a Administração Pública;
iv) desenvolver processos de avaliação e monitorização de políticas públicas com aplicação e incidência direta, e indireta, na unidade territorial NUT II – Alentejo, em estreita articulação com a Administração Pública;
v) assessorar processos de conceção, avaliação e monitorização de políticas públicas.