Orientação: Vasco Fitas da Cruz, Ana Estanqueiro & Fátima Batista
A exigência energética global está mais orientada para a utilização das fontes de Energias Renováveis (FER), comprometendo e garantindo um desenvolvimento sustentável. Este trabalho tem como objetivo contribuir para o atingir das metas do PED 2011-2030, no que refere à utilização das FER, em particular do potencial eólico em Timor-Leste. Timor-Leste tem apresentado um grande interesse na política de aproveitamento de FER para alcançar a meta de longo prazo de PED 2030, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável através de ERs. Este trabalho pretende contribuir em particular com o estudo do aproveitamento de energia eólica.
Com base no clima do vento de longo termo entre 2004 – 2012, da estação meteorológica (EM) de Díli e conjugando estes com os dados da campanha experimental de Martifer cedidos, de Dezembro 2008 - Novembro 2009, obteve-se o coeficiente de variabilidade (Cvariab.) inter-anual. Foi assim possível construir o mapa médio do vento de longo termo, com modelo atmosférico de mesoscala, numa resolução refinada de 3×3 km.
Para a identificação dos locais mais favoráveis do vento, foi utilizado o modelo ArcGIS para georreferenciação do recurso. A filtragem das restrições e os constrangimentos do terreno permitiu construir o mapa do vento sustentável de Timor-Leste, por distritos, subdistritos, sucos, do enclave de Oecússi e a ilha de Atauro, o que conduziu à hierarquização de cinco zonas favoráveis (zona 1 - 5), para uma imediata campanha experimental de caraterização do vento e aproveitamento deste recurso em PEs. A contribuição de aproveitamento eólico em três zonas monitorizadas oriundo de dados cedidos pela Martifer, contabilizou-se um total de 424.694 MWh de produção de energia anual. Realizou-se uma avaliação preliminar de viabilidade económica do investimento aos mesmos, tendo-se verificado o custo normalizado de energia (LCOE) no valor médio calculado de 0,046 €/kWh. Assim sendo, estes resultados viabilizam a "Perspetiva de Utilização da Energia Eólica" no quadro do PED 2011 - 2030 de Timor-Leste, que viria reduzir o custo de produção de energia atual, os gastos do combustível e também a emissão de CO2 .
Palavras-chave: Timor-Leste, sustentabilidade, energias renováveis, potencial eólico