NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Informática
OntoSPARES: da linguagem natural às ontologias - contributos para a classificação automática de dados históricos (séc.XVI-XVIII)
Albertina Maria Gomes Ferreira

OntoSPARES: da linguagem natural às ontologias - contributos para a classificação automática de dados históricos (séc.XVI-XVIII)

Orientação:  Carlos Pampulim Caldeira & Fernanda Olival

O processamento de linguagem natural e as ontologias são ferramentas cuja interação permite uma melhor compreensão dos dados armazenados. Este trabalho, ao associar estas duas áreas aos elementos disponíveis numa base de dados prosopográfica, tornou possível identificar e classificar relacionamentos entre setores de ocupação na forma como eram designados na época, setores de atividade num formato mais próximo do de hoje e o estatuto social que essas incumbências tinham na sociedade coeva. Os dados utilizados são sobretudo de membros do Santo Ofício – do século XVI ao século XVIII. Para atingir este objetivo utilizaram-se algumas descrições textuais de ocorrências da época e outras pouco estruturadas, disponíveis no repositório SPARES.

A aplicação de processamento de linguagem natural, conjugada com a construção de duas ontologias, tornou possível classificar esses dados, permitindo consultas mais eficazes. Ao contribuir para a classificação automática de dados históricos, propõem-se metodologias que podem ser aplicadas em dados de qualquer outra área do conhecimento, especialmente as que lidam com as variáveis de tempo e espaço de forma mais intensa.

 Keywords: ontologias, linguagem natural, bases de dados históricas, prosopografia