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Trimestral | Nº 02 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

Marília Castro Cid | Diretora CIEP
CIEP | Centro de Investigação em Educação e Psicologia

CIEP | Centro de Investigação em Educação e Psicologia

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora desenvolve investigação nas áreas de Educação e Psicologia e é constituído por 28 membros integrados (doutorados), a maioria docentes da Universidade de Évora. O Centro inclui ainda membros oriundos de outras instituições de ensino superior do sul de Portugal (Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Portalegre).

As atividades de investigação inserem-se no âmbito de grupos e linhas de investigação e estruturam-se do seguinte modo:

  • Grupo A: Políticas Educativas, Territórios e Instituições 
  • Grupo B: Educação, Competências e Inclusão  Linha B1- Aprendizagem, Ensino e Avaliação
  • Linha B2- Desenvolvimento, Risco e Inclusão

A sua missão implica não só a produção de ciência e tecnologia, mas, também, o impacto na região e o desenvolvimento sustentável de recursos humanos, dando resposta aos seguintes objetivos:

a)  Promover a realização de investigação científica fundamental e aplicada nos domínios das Ciências da Educação e da Psicologia, em perspetivas inter e transdisciplinares, e no cruzamento destas com outros ramos científicos;

b)  Apoiar e desenvolver a realização de formação de recursos humanos e de prestação de serviços à comunidade e à sociedade;

c)  Difundir o conhecimento nos seus domínios científicos;

d)  Promover a cooperação científica com instituições e investigadores, nacionais e internacionais;

e)  Contribuir, pela transferência de conhecimento científico, para o desenvolvimento sustentado do país e da região tendo como salvaguarda os valores ligados à dignidade humana em todas as suas vertentes – social, política, educacional, económica, científica e cultural;

f)  Pugnar pelo debate científico referente às grandes questões que a atual organização e projeto social colocam às Ciências da Educação e à Psicologia, contribuindo para tomadas de decisão informadas e cientificamente fundamentadas.

Os projetos que concluiu e que tem em curso são, na sua maioria, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Fundação Calouste Gulbenkian e União Europeia. O Centro também tem sido chamado a realizar vários estudos nacionais pelo Ministério da Educação, que resultaram na elaboração de relatórios técnicos, apresentação dos resultados em Seminários Nacionais e publicação de artigos e livros. Para além disso, é de referir também a sua forte vertente de serviço à comunidade, com inúmeras colaborações em escolas básicas e secundárias do país, nomeadamente através da realização de ações e oficinas de formação e no âmbito de temáticas pertinentes da Educação e Psicologia da Educação e no acompanhamento científico de Programas, dos quais se salientam o Programa de Acompanhamento e Monitorização das Escolas TEIP  e o Programa Mais Sucesso Escolar , ambos sob os auspícios do Ministério da Educação.

O CIEP integra também redes internacionais, como sejam a ITEC - designing future classroom: Innovative Technologies for an Engaging Classroom  (Parceria entre a Universidade de Évora e a European School Net), a ISCAR - International Society for Cultural-historical Activity Research , a rede internacional Dynamiques universitaires pour une société de la connaissance: Perspectives interculturelles (Parceria entre a Universidade de Évora, a Universidade de Paris 8, a Universidade de Valência e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ou a Rede Internacional de Universidades Leitoras, entre outras.

Face ao contexto em que se insere, e pelo enquadramento a vários níveis de colaboração com outras estruturas de investigação, o CIEP apresenta-se como uma unidade de investigação com potencialidade para contribuir para uma investigação de qualidade no âmbito da sua área de pesquisa, ao privilegiar a inovação tanto nas abordagens epistemológicas como nas metodológicas, procurando uma perspetiva interdisciplinar e preocupada com os desafios educacionais que as sociedades enfrentam e com a transferência de conhecimento.