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Trimestral | Nº 02 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
Impacto do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Concepções e Práticas de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico
Carla Gonçalves

Impacto do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Concepções e Práticas de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico

Orientação: Sandra Cristina Valadas & Ana Maria Freire

Numa época em que nos regemos, cada vez mais, pela Ciência e Tecnologia é fundamental que os cidadãos estejam devidamente informados, exercendo uma cidadania plena, tomando decisões fundamentadas e intervindo na sociedade. Para viabilizar estes intentos, é importante que a educação científica se iniciei nas escolas o mais cedo possível, para a edificação de futuros cidadãos cientificamente literatos.

Apesar das dificuldades manifestadas pelos professores na implementação do ensino das Ciências nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), são várias as potencialidades que têm vindo a ser atribuídas a este campo curricular.

Com este estudo pretendeu-se descrever e interpretar as conceções de ensino e aprendizagem de professores do 1º CEB, no contexto do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC), bem como averiguar como implementam as atividades práticas de índole experimental e investigativo em sala de aula, e quais as dificuldades sentidas durante a sua realização. Para atingir estas finalidades, utilizou-se uma abordagem metodológica de orientação interpretativa, de base naturalista, recorrendo-se ao método de estudo de caso, fazendo-se uso de distintos instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas, notas de campo e documentos escritos. Participaram neste estudo três professoras do 1º CEB, pertencentes a duas escolas do concelho de Faro. 

Os resultados evidenciaram que a maioria das conceções das professoras relativamente às categorias edificadas foram modificadas após a frequência do PFEEC. Contudo, outras aparentam estar fortemente enraizadas. Estas mudanças que ocorreram parecem estar relacionadas com a modificação das ações, atitudes e sentimentos das professoras que se coadunaram com a metodologia de trabalho defendida pelo PFEEC, culminando na modificação das suas práticas letivas. Durante a planificação e implementação das atividades as professoras manifestaram algumas dificuldades e constrangimentos. Todavia, no decorrer do PFEEC, estes obstáculos foram sendo minimizados.

Palavras-chave: Conceções de Ensino e Aprendizagem, Ensino Experimental das Ciências no 1º CEB, Trabalho Prático Investigativo, Formação de Professores, Práticas de Ensino de Sala de Aula