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Trimestral | Nº 02 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
Contributos para a Análise do Ensino Médio Brasileiro: Finalidades Curriculares e Rendimento Escolar- O Caso de uma Escola Pública de Fortaleza
Euzene Barbosa Matos

Contributos para a Análise do Ensino Médio Brasileiro: Finalidades Curriculares e Rendimento Escolar- O Caso de uma Escola Pública de Fortaleza

Orientação:  Marília Evangelina Sota Favinha

Este estudo, configurou uma investigação de perfil misto, procurando congregar contributos qualitativos e quantitativos, tem como principal objetivo à análise do Ensino Médio brasileiro tentando verificar se as metas que este nível de ensino preconiza estão atendendo às expectativas educacionais de um público diversificado de alunos numa escola pública de Fortaleza.

Para tal, realizamos a análise de entrevistas semiestruturadas a doze professores, e aplicamos questionários a 60 professores. Procedemos, também, à análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, das Diretrizes Curriculares e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, do Mapa Curricular da escola, bem como, o Relatório de notas dos alunos e a classificação dos mesmos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referentes ao ano de 2012.

O estudo evidencia a importância das estratégias de ensino, nomeadamente, a meritocracia no contexto escolar, a avaliação interna e externa nas dimensões: ensino aprendizagem e resultados do rendimento escolar, formação e prática docente, o trabalho da equipe escolar, a estrutura da escola, e ainda, a gestão e autonomia nas escolas, mas principalmente, as ideias dos participantes do estudo sobre a importância de trabalhar com uma estrutura de ensino vocacionado composto por áreas e disciplinas que atenda as intenções profissionais e acadêmicas do aluno.

Palavras-chave: Ensino Médio Brasileiro, Finalidades Curriculares, Rendimento Escolar dos Alunos, Estrutura Curricular