NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Divulgação Científica

Luís Fialho | Investigador da Cátedra ER
MASLOWATEN | MArket uptake of an innovative irrigation Solution based on LOW WATer - ENergy consumption

MASLOWATEN | MArket uptake of an innovative irrigation Solution based on LOW WATer - ENergy consumption
Instalação dos seguidores fotovoltaicos (140 kWp) em Alter do Chão

A irrigação agrícola é uma atividade de alto consumo energético (24,000 GWh/ano no Sul da Europa) e também de água (70,000Hm3 /ano). Além disto, o impacto ambiental associado à escassez de água é também umas das principais preocupações da União Europeia. No entanto, este não é o único impacto ambiental importante associado à irrigação agrícola. Estima-se que a emissão de CO2 , devido ao consumo de energia de origem fóssil seja mais de 16 milhões de toneladas de CO2  por ano, com um grande impacto numa das principais preocupações da sociedade europeia: as alterações climáticas.

O projecto Maslowaten

O projecto MASLOWATEN pretende responder a estas barreiras e desafios, com a participação da Cátedra Energias Renováveis. Este é um projecto com a duração de 36 meses, tendo tido o seu arranque em setembro de 2015, com financiamento pelo programa H2020 para investigação e inovação. O consórcio do projecto MASLOWATEN é composto por 13 membros que abrangem todos os sectores: cooperativas de utilizadores, investigadores e Universidades, empresas, etc. Os sócios provêm de 5 países Europeus: Espanha, Itália, Holanda, Áustria e Portugal.

O objectivo principal do projecto MASLOWATEN é a introdução no mercado de uma nova solução tecnológica que atualmente se encontra em fase de desenvolvimento para atingir o nível TRL9 (sistema comprovado em ambiente operacional). Esta solução consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica para irrigação agrícola, evitando o consumo de electricidade convencional e com poupanças de cerca de 30 % de água.

Um demonstrador no Alentejo

O projecto inclui a instalação de cinco sistemas à escala real de demonstração da viabilidade a longo prazo. A instalação de um destes sistemas decorre na herdade de Alter do Chão do grupo ELAIA (Azeite Oliveira da Serra) com 211 hectares de olivicultura.  A instalação deste sistema teve inicio em maio de 2016, com acompanhamento e monitorização pela Cátedra Energias Renováveis. Este sistema gerador fotovoltaico irá alimentar as três bombas de irrigação da herdade com uma potência de 140 kWp para irrigação gota-a-gota.

Além deste, o projecto terá mais quatro demonstradores (já em fase de instalação):

  • Alicante (Espanha): 360 kWp
  • Valladolid (Espanha): 140 kWp
  • Marraquexe (Marrocos): 120 kWp
  • Sardenha (Itália): 60 kWp

Resultados Maslowaten

Os resultados deste projecto incluem 21 Deliverables  com a soma do conhecimento gerado, 6 planos de negócios e 9 ferramentas que simplificarão a entrada no mercado, avaliação de ciclos de vida, esquemas de financiamento para grandes instalações de bombeamento fotovoltaico, especificações técnicas e procedimentos de controlo de qualidade para o enquadramento financeiro e bancabilidade de resultados, recomendações para regulamentação e politica do mercado, patentes e publicações em revistas internacionais, assim como um mapa detalhado da região mediterrânica sobre o potencial recurso a irrigação fotovoltaica

Projeto H2020 | MASLOWATEN | MArket uptake of an innovative irrigation Solution based on LOW WATer - ENergy consumption