NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Divulgação Científica

António Borralho | Investigador Coordenador
Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)

Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)

Este projecto de investigação tem desenvolvido a sua actividade no contexto de várias escolas portuguesas e brasileiras, assente nas seguintes questões orientadoras: A) De que forma são avaliados os alunos? B) Em que medida as práticas avaliativas de natureza formativa são utilizadas pelos professores? C) Que práticas de ensino e avaliação parecem estar relacionadas com aprendizagens mais significativas por parte dos alunos? D) Como é que a avaliação de natureza formativa se relaciona com a avaliação de natureza sumativa?

A ideia principal desta investigação é compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar em diferentes turmas, portuguesas e brasileiras, do ensino básico (7–10 anos). Estando o projecto na sua fase terminal, os resultados têm ajudado a compreender a avaliação das aprendizagens no ensino básico e, nesse sentido, tem contribuído para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. Tais resultados poderão ser relevantes para a reformulação e melhoria das políticas educativas ou, mais especificamente, para a melhoria das práticas pedagógicas.

Entre 9 e 11 de Junho de 2016, no âmbito deste projecto, organizou-se o I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica na Universidade Federal do Pará (Belém-Brasil) cujo objectivo geral foi promover divulgação científica resultante do projecto AERA, debates, produção de conhecimentos e intercâmbio entre investigadores, licenciandos, estudantes de pós-graduação e professores da Educação Básica sobre avaliação de aprendizagens sob o enfoque das práticas de sala de aula.

Este evento científico, que contou com toda a equipa de investigação do projecto AERA, esteve organizado por áreas temáticas (Avaliação em larga escala e contributos para o ensino e aprendizagem; Relação entre avaliação externa e desenvolvimento curricular; Feedback avaliativo e o seu papel para as aprendizagens; Articulação entre avaliação formativa e avaliação sumativa; Articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem e as tarefas de sala de aula), através de Conferências e Mesas Redondas (proferidas por investigadores com autoridade científica nos temas em questão – António Borralho (Universidade de Évora), Domingos Fernandes (Universidade de Lisboa), Isabel Fialho (Universidade de Évora), Isabel Ortigão (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), João Viola (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marília Cid (Universidade de Évora) - com caráter informativo e propulsoras de debates no público presente) e, ainda, Grupos de Trabalho (organizados de acordo com as áreas temáticas, onde os participantes se inscreveram num grupo para levantar questionamentos, promover discussões e encaminhamentos sobre a relação da temática em questão com suas experiências docentes, principalmente no que diz respeito às práticas de sala de aula. Cada grupo foi coordenado por uma equipe de membros do projecto tendo ficado com a responsabilidade de, além de coordenar a reunião, elaborar texto-síntese dentro dos objetivos propostos).

O I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica contou com a presença de cerca de 400 participantes.

_________________________________________________________________________________

PROJETO Transacional/Acordos Bilaterais – FCT/CAPES: 2014-2015 (Financiado, em curso)

Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)/ Assessment and Teaching in the Portuguese and Brazilian Elementary School: Relationships with Learning Processes

Universidade de Évora (CIEP-UE)

Coordenação:  António Borralho (UE) 

 Membros da equipa:  Domingos Fernandes (Prof. Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Marília Cid (UE), Isabel Fialho (UE), Elsa Barbosa (doutoranda do curso de Ciências da Educação da UE)

Universidade Federal do Pará (Instituto de Educação Matemática e Científica) |  Coordenação: Isabel Lucena (UFPA)

Membros da equipa:  Maria Augusta Raposo (doutoranda), José Aurimar Angelim (doutorando), José Messildo Nunes (doutorado), Josete Dias (doutorada), Tadeu Gonçalves (doutorado), Valéria Marques (doutoranda), Renato Guerra (doutorado)