NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2016
Nota de Abertura

Nota de Abertura por Manuel Collares Pereira, Diretor do IIFA

Nota de Abertura
Foto de José Alex Gandum, Revista Instalador
O Instituto de Investigação e Formação Avançada

O IIFA é o Instituto de Formação e Investigação Avançada na Universidade de Évora, reunindo os Centros e Cátedras de Investigação, as unidades essenciais para o avanço de Conhecimento. O IIFA é também a Escola Doutoral da Universidade, uma função lógica, já que é nos seus Centros e Cátedras que se desenvolvem novas linhas de investigação científica, e se estabelecem parcerias e redes de investigadores a nível nacional e internacional que asseguram a qualidade científica dos Programas de Doutoramento da U. Évora e que o IIFA enquadra.

Na realidade, a Universidade existe para formar os seus alunos ao mais alto nível de que é capaz, nas suas áreas de competência, preparando-os para a utilização do Conhecimento adquirido, nas tarefas que venham a desempenhar na sua vida profissional. Nesta palavra “Conhecimento” está contida uma metodologia para a aquisição do mesmo, o método científico. Na Universidade de hoje, Conhecimento e Ciência estão profundamente ligados. Ao avanço da Ciência corresponde o avanço do Conhecimento e por isso, a Universidade tem de preocupar-se de forma profunda com a investigação e com a contribuição desta para as áreas do conhecimento em que ensina, o que justifica a importância da interligação entre os Centros de Investigação e os Programas Doutorais.

A Ciência exige profissionais especialmente preparados e treinados para fazer avançar a fronteira dos limites do que vamos compreendendo e também transformando em aplicações tecnológicas.

O 3º ciclo é aquele onde capacitamos os alunos com o grau mais elevado para o desempenho dessas tarefas.

O Conhecimento, contudo, não se esgota na Ciência, tanto exacta como humana e social. Um bom exemplo disso é dado pelas Artes, e uma abordagem com uma componente emotiva (com ou sem racionalização a acompanhá-la). As Artes constituem assim um veículo mais para a compreensão e para o usufruto do mundo que nos rodeia, e que não necessita de ter uma intercepção explícita com o mundo da Ciência. Contudo essa abordagem ao mais alto nível da formação, não deixa de exigir o mesmo rigor e seriedade que são apanágios do mundo científico.

Para o conjunto dos professores, investigadores e alunos de 3º ciclo que o integram, o IIFA assume-se como um espaço aberto, livre, desafiante, dedicado a essa nobre tarefa que é a da permanente expansão da fronteira do Conhecimento.

Mas o Mundo de hoje tem exigências Culturais, Económicas, Sociais, que tornam muito difícil que se persiga de forma puramente diletante, o avanço do Conhecimento. O Mundo em que vivemos tem exigências de resolução de problemas prementes (como os da Saúde, da Sustentabilidade, das Alterações Climáticas, da Fome, da Pobreza, etc), e devemos incluí-las nas nossas prioridades.

Em geral, vamos usando o novo Conhecimento, através do avanço tecnológico, para a realização de novos e melhores serviços e produtos, capazes de resolver aqueles e outros problemas. Este esforço de focagem sobre a utilidade imediata ou de médio prazo do novo Conhecimento, não é necessariamente uma limitação. Pelo contrário, já que é ele que nos permite gerar uma boa parte dos meios financeiros que necessitamos para o produzir, i.e., continuar a investigar.

Queremos que os nossos doutorandos adquiram conhecimento e ferramentas para viver neste Mundo e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Com a nova Newsletter e ao longo do ano, pretendemos trazer até aos nossos leitores uma oportunidade de ficarem a conhecer cada uma das nossas unidades de investigação, por exemplo através de algum dos seus projectos mais destacados. Em cada Newsletter destacaremos 4 a 5 Centros e uma Cátedra, por forma a cobrir todo o IIFA em 4 Newsletter por ano. Será uma forma de fazer chegar a todos, dentro e fora da U. Évora, informação sobre a nossa Universidade e sobre a nossa compreensão do que ela é e deverá ser. Mas e sobretudo, da utilidade e da profunda relevância que a Ciência, o Conhecimento, têm para a Sociedade, entendida na sua expressão abrangente do Mundo em que vivemos hoje e onde viverão os nossos filhos. 

Manuel Collares Pereira  | Director do IIFA, Titular da Cátedra Energias Renováveis