NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

António Heitor Reis | Coordenador-Geral do ICT
Instituto de Ciências da Terra (ICT)

Instituto de Ciências da Terra (ICT)

O Instituto de Ciências da Terra (ICT) é uma unidade de investigação constituída em 2014 com Pólos nas universidades de Évora, Minho (Braga) e Porto e composta por uma equipa multidisciplinar, com diferentes competências que se complementam na área de Ciências da Terra. Obteve a Classificação de Excelente na Avaliação ESF/FCT (2014). A equipa está organizada em quatro Grupos de Investigação cobrindo as principais áreas das Ciências da Terra: G1 - "Ciências da Atmosfera, Instrumentação e Clima"; G2 - "Energia, Água, e Ambiente"; G3 - "Geodinâmica, Georecursos e Materiais Geológicos ", e G4 - "Geoconservação, Geoarqueologia e Educação em Geociências".

Os objetivos de cada grupo são desenvolvidos através de Linhas Temáticas (LT) que são programas de investigação focadas num tema específico. Embora cada LT esteja associada aum grupo, que é o seu principal impulsionador, em geral, vários grupos participam nos programas de cada LT. A LT é liderada por um investigador principal. Atualmente, o ICT tem oito Linhas Temáticas: (1) Observação, Instrumentação e Modelação Atmosférica; (2)Energia, (3) Recursos Hídricos; (4) Monitoração Ambiental e Remediação; (5) Metais Estratégicos no Sector Português da Província Metalogénica Varisca (SMetals ) (6) Estrutura da Litosfera (7) Tectónica Activa e Risco Sísmico (ATSH); (8) Património Geológico e Geoconservação.

O ICT está fortemente envolvido com ferramentas científicas fundamentais, tais como teoria, observação e modelação, com o objetivo de melhorar a compreensão da atmosfera da Terra e do Clima. O grupo também está profundamente comprometido com a formação de estudantes de graduação e pós-graduação a ser envolvidos nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas Ciências da Terra Sólida, da Atmosfera e do Ambiente, bem como em acções de sensibilização dirigidas à sociedade em geral e aos jovens potenciais futuros estudantes destas áreas. Os problemas científicos complexos envolvidos nos temas abordados pelo ICT respeitam a: Nuvens, Estudos sobre aerossóis e gases, Estudos de qualidade do ar; Avaliação dos recursos solar e eólico para apoio à exploração de energias renováveis; Tempo e Estudos Climáticos; Eletricidade Atmosférica; Estudos palinológicos.

 Os recursos críticos do século XXI, Energia e Água e sua relação com o Ambiente também é uma área de investigação do ICT. O Pólo de Evora está localizado na região do Alentejo , que tem a maior irradiação solar média na Europa, e onde muitos projectos estão a desenvolver protótipos de aproveitamento energia solar , especialmente da alta temperatura. Atualmente, o ICT  usa uma instalação de teste, juntamente com um grande parque construído pela Siemens para o desenvolvimento de estudos da geração de energia eléctrica a partir da radiação solar. A investigação no domínio da qualidade da água inclui hidrobiologistas, geofísicos e hidrogeologistas especialistas em descontaminação de aquíferos. O ICT prossegue objectivos gerais no que respeita à investigação na área do Ambiente, e também as relações específicas com a água e energia. Nesta área, a investigação está focada nos seguintes domínios: Hidrogeologia e hidroquímica; geoquímica ambiental e biogeoquímica; geoquímica e petrologia orgânica; mineralogia Ambiental; atmosférica química e combustíveis fósseis de combustão; ecologia aquática. Como ligação entre os três temas está o armazenamento de CO2 em aquíferos salinos, a fim retardar o aumento do teor de carbono da atmosfera.

As atividades de investigação do ICT sob o tema unificador global "Geodinâmica , Georecursos e Geomateriais " visam contribuir para um mundo ambiental, social e economicamente sustentável". TIC tem como objetivo desenvolver um estudo multidisciplinar aproveitando a experiência da equipe, abrangendo ambos os especialistas realizaram seniores e jovens investigadores dinâmicos. Um amplo número de ferramentas, ou seja, mapeamento geológico e estrutural, geofísica, petrografia e petrofísica e físicos, químicos e estudos mecânicos através de mineralogia, petrografia orgânica e minério, microtermometria, microssonda, micro-espectroscopia Raman, anisotropia magnética susceptibilidade (AMS), levantamento gravimétrico e magnético e modelagem, estudos de deformação finitos e modelagem analógica, ICP-OES, TEM-SEM, FESEM será realizada. A atividade sísmica e os riscos sísmicos são outra área de investigação do grupo. Além das contribuições científicas, tem também objectivos da aplicação industrial da caracterização geológica de áreas metamórficas e ígneas e materiais relacionados. Isto é alcançado através das ligações que o grupo estabeleceu com a indústria, resultando no desenvolvimento de pesquisa aplicada de acordo com as normas internacionais.

 A investigação do ICT em geoconservação incide sobre métodos de avaliação e gestão de geossítios . As ameaças que impendem sobre os geossítios são o resultado da ausência de um inventário preciso dos geossítios com base no seu valor científico, deficiente gestão do património geológico por parte das autoridades nacionais e regionais; dificuldades de comunicação entre os geocientistas e os que planeiam o uso da terra, entre outros motivos. O trabalho no domínio da Educação em Geociências está enquadrado pelos principais objectivos do programa Horizon 2020, particularmente no que diz respeito aos objectivos para as regiões do Alentejo e Norte. O Centro de Ciência Viva de Estemoz, unidade associada ao ICT, promove a divulgação científica entre os alunos da escolas e a população em geral. "Ciência com e para a Sociedade", é uma prioridade para o H2020 que pretende" ... tornar a ciência mais atraente (nomeadamente para os jovens ), elevar o apetite da sociedade para a inovação, e abrir novas actividades de investigação e inovação . "

Objectivos fundamentais do ICT são também: (1) acolher estudantes de doutoramento e posdocs, participar no desenvolvimento de programas doutorais, organizar conferências, workshops e escolas para disseminar o conhecimento entre vários públicos; (2) estabelecer fortes ligações com as empresas e as instituições com vista à inovação e ao desenvolvimento da economia nacional.

António Heitor Reis  | Coordenador-Geral do ICT

Ver mais em: http://www.ict.org.pt/

PROGRAMAS DOUTORAMENTO

Earth and Space Sciences

IDPASC: http://www.idpasc.lip.pt/LIP/thesis_program/

Mechatronics Engineering and Energy

 

CONTACTOS:
Instituto de Ciências da Terra - Universidade de Évora
Colégio Luis António Verney | Rua Romão Ramalho, 59 7002-554 Évora

Email: ict@uevora.pt