NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Gestão
Privacidade dos dados em ambientes de interoperabilidade – a área da saúde
Secundino Lopes

Privacidade dos dados em ambientes de interoperabilidade – a área da saúde

Orientação:  Rui Quaresma

A partilha de dados entre organizações através de iniciativas de interoperabilidade entre múltiplos sistemas de informação é fundamental à colaboração e integração de serviços, à agilidade das organizações e ao aumento na disponibilidade e qualidade da informação. Sistemas que inicialmente foram construídos para funcionarem de forma isolada, por diversos fatores evoluem para uma situação em que a sua sobrevivência depende da interoperabilidade com outros sistemas, mesmo que tecnologicamente heterogéneos. Contudo, ao nível dos dados, o aumento considerável na intensidade de utilização e na sua exposição a riscos adicionais, assim como a perda do controlo e de rastreabilidade sobre a sua utilização, impõem uma atenção especial para com as questões relacionadas com a privacidade, a proteção e a segurança destes dados.

Para a área da saúde, onde a partilha de dados de saúde é hoje uma realidade a nível nacional, a privacidade dos dados é uma questão central, que carece de soluções, de acordo com o nível de interoperabilidade acordado entre as organizações. Este contexto está na base da decisão de estudar os fatores com influência sobre a privacidade dos dados num contexto de interoperabilidade na área da saúde (promovido pela implementação da Plataforma de Dados da Saúde), através de uma investigação qualitativa e interpretativa, com base no método de estudo de caso. No sentido de compreender a evolução destes fatores de acordo com o nível de interoperabilidade a implementar, é utilizado um modelo de maturidade de interoperabilidade, numa perspetiva organizacional.

Os resultados finais da investigação permitiram identificar, compreender e validar com sucesso dez subdomínios de fatores com influência sobre privacidade dos dados em contextos de interoperabilidade, que devem estar na origem do desenvolvimento de um programa conjunto de proteção, orientado para as questões associadas à privacidade dos dados.