Universidade de Évora reforça aposta na Aeronáutica

O objetivo é desenvolver e reforçar a cooperação e o intercâmbio nos domínios do ensino e da formação ao nível de graduações e pós-graduações, projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, organização de encontros e conferências científicas, e alargar o programa de estágios científicos e técnicos na área da aeronáutica.

Para alcançar estes objetivos, e reforçando uma aposta que a UÉ vem preconizando nesta área, assinou recentemente um acordo de cooperação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica do Brasil (ITA), uma instituição universitária pública, especializada nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial.

O acordo agora assinado é encarado por Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia da UÉ, “estrategicamente muito relevante dada a aposta que a Universidade e a região estão a efetuar na área aeroespacial”, recordando que “com a instalação da Embraer em Évora e a posterior criação do cluster AED - Aeronáutica, Espaço e Defesa, foram criadas fortes necessidades a nível de formação e de investigação e inovação". A academia deverá portanto reunir “capacidade de resposta aos desafios colocados”. Neste sentido e segundo o mesmo responsável da UÉ, o acordo de parceria agora firmado prevê, “a disponibilização ainda este ano de 2018, de uma oferta formativa a nível de pós-graduação em estreita colaboração entre as duas instituições”.

Já em 2017, e com um orçamento anual na ordem dos 100 mil euros, a UÉ criou uma cátedra dedicada à área aeroespacial, com os objetivos que passam pela investigação e pelo desenvolvimento de materiais e sistemas inovadores para a indústria aeronáutica, robotização e automação, assim como pela certificação de processos e integração de sistemas. Na altura da sua criação, a Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas destacou que, “com a criação desta nova cátedra, a Universidade de Évora dá mais um passo na sua missão fundamental aonível da transferência de conhecimento e tecnologia, sedimentando o seu papel como motor de desenvolvimento da região, e potenciando o cluster aeronáutico que aqui se tem vindo a desenvolver nos últimos anos”.

Publicado em 16.03.2018