Universidade de Évora lidera consórcio Alentejo Living Lab

A cerimónia de assinatura do acordo de consórcio do ALL - Alentejo Living Lab tem lugar amanhã, terça-feira, dia 27 de fevereiro, nas instalações da CCDR Alentejo, com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. A sessão tem início às 15h, com uma intervenção de Manuel Lopes sobre o ALL, seguindo-se a cerimónia de assinatura do protocolo às 15h30, uma intervenção de José Robalo (ARS Alentejo) às 15h45 e a intervenção do Ministro às 16h15.

O consórcio Alentejo Living Lab tem por objeto a realização de atos, materiais ou jurídicos, preparatórios da atividade e institucionalização do projeto Alentejo Living Lab, cuja visão se foca no desenvolvimento de um Alentejo mais sustentável. Os projetos do Living Lab serão apresentados pelos diferentes parceiros que estarão presentes amanhã e que pretendam desenvolvê-los neste contexto, usufruindo deste ecossistema.

Este projeto constitui-se como um ecossistema que irá operar numa base regional, alavancado pela investigação científica relevante para os seus objetivos. O ALL integra parceiros públicos e privados, empenhados na promoção do bem-estar e envolvidos no desenvolvimento de uma economia do bem-estar, promovendo a participação das comunidades locais, fontes para a inovação e empreendedorismo.

Fortemente focado na internacionalização dos produtos, procedimentos e serviços que desenvolve, este consórcio tem como visão um Alentejo como um ecossistema 2030, na convergência entre a promoção do bem-estar da população alentejana com o desenvolvimento de uma economia do bem-estar sustentável. O objetivo geral passa por criar um ecossistema regional, capaz de promover e apoiar o desenvolvimento de processos, produtos e serviços inovadores, validado pelos seus utilizadores, que incrementem a sua capacidade de decisão informada e que contribuam para um envelhecimento ativo e saudável, no contexto dos percursos de vida das pessoas desta região.

Assinam o protocolo a Universidade de Évora (chefe do consórcio), a ARS Alentejo - Administração Regional De Saúde do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo de Évora, a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Santa Casa da Misericórdia de Évora, a UDIPSS Évora - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora, a Glintt, a Decsis, a Mediceus – Dados de Saúde e a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Publicado em 26.02.2018