Avanços na área da química apresentados por investigadores internacionais na Universidade de Évora

O International Symposium on Synthesis and Catalysis 2017 (ISySyCat2017), reúne durante quatro dias na Universidade de Évora (UÉ) mais de duas centenas de participantes dos meios académico e empresarial, provenientes de 37 países, para discutir e apresentar os seus trabalhos de investigação na área da catálise e síntese química.

A comunicação de resultados nestas áreas científicas bem como o envolvimento da indústria farmacêutica em projetos colaborativos ao nível internacional, são objetivos traçados pela organização deste simpósio. Para além disso, tal como refere Anthony Burke, investigador da UÉ que coordena o Grupo de Síntese e Produtos Naturais do Centro de Química de Évora, “um aspeto fundamental deste evento é proporcionar aos nossos alunos estabelecer contactos com cientistas de referência nesta área da química ao nível mundial”.

O simpósio está organizado em 15 sessões plenárias, 25 short talks e 36 flash talks, apresentadas por oradores da academia e da indústria farmacêutica. Chris Senanayake, Vice-Presidente da Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals, Inc dos Estados Unidos da América, Scott E. Denmark da Universidade de Illinois e Manfred T. Reetz, líder do grupo emérito do Max-Planck-Institut für Kohlenforschung, são apenas alguns dos nomes presentes, nesta que é a segunda edição do IsySyCat.

A abrir os trabalhos, Paulo Quaresma, Vice-Reitor da UÉ, deu as boas vindas aos participantes, considerando que a iniciativa é “uma excelente oportunidade para a constituição de equipas internacionais a trabalhar nesta área da química”, contribuindo para a “transferência de tecnologia” em benefício da sociedade.

Ana Cardoso de Matos, Subdiretora do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UÉ, realçou que este tipo de iniciativas são passos para a “internacionalização” da Universidade, e uma “excelente oportunidade para partilhar conhecimentos, estabelecendo-se futuras colaborações com investigadores de vários países do mundo”.

O simpósio decorre de 5 a 8 de setembro no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, estando já a organização a pensar no próximo IsySyCat a ter lugar na Universidade de Évora em 2019.

Publicado em 05.09.2017