Encontro Internacional História e Humanidades | Diálogos Transfronteiriços

A Universidade de Évora acolheu durante os dias 2 e 3 de fevereiro um Encontro Internacional dedicado à História e às Humanidades, num “Diálogo Transfronteiriço” entre a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura que, na opinião de Enrique Moradiellos, diretor do Departamento de História da Universidade da Extremadura, apresenta-se como “imperativo na Europa atual e no âmbito universitário superior europeu”.

A ideia da realização deste encontro vem na sequência dos contatos bilaterais estabelecidos entre instituições, nomeadamente através do processo de dupla titulação do curso de História e Arqueologia. As diversas sessões, realizadas em formato de mesa redonda, pretendem promover uma maior proximidade e interconhecimento entre Universidades em torno da História, Arqueologia e do Património.

Para Ana Bernardo, diretora do Departamento de História da UÉ, esta primeira reunião permite “aprofundar as possibilidades de colaboração na área dos ensinos”, desde os cursos de licenciatura até à formação avançada, e “explorar as hipóteses de participação em projetos conjuntos e outro tipos de ação de investigação", numa região transfronteiriça que deverá "aprofundar relações no âmbito cientifico e cultural", esperando-se que o resultado "seja o melhor possível".

Publicado em 21.02.2017