Doutorada em Artes Visuais expõe no Fórum Eugénio de Almeida

15 a 27 Abril 2016

Patrícia J. Reis (n. 1981) apresenta a instalação áudio-visual-táctil interativa “Por baixo da pele outra pele”, objetos que exploram o corpo e o cérebro do espetador como recurso à construção de experiências sensoriais e corporais

O espetador é convidado a adaptar o seu corpo às formas e matérias das obras, a aproximar-se de olhos fechados da fonte de luz, e a escutar o som estereofonicamente. A interação conduz a uma viagem multissensorial, uma experimentação de imagens internas, individuais e impossíveis de visualizar externamente.

Desta forma, as obras sugerem uma desconstrução das normativas visuais, propondo o paradoxo de ver com os sentidos. Através de um sensor táctil, os espetadores experienciam múltiplas possibilidades percetuais, uma proposta de um novo género de visualidade que a artista designa de 'háptica interativa'.

“Por baixo da pele outra pele” constitui o projeto final da tese de doutoramento com o título “Por baixo da pele outra pele: Conjunto de obras artísticas. Corpo, ecrã e interface para uma visualidade háptica interativa”, realizada no âmbito do programa de bolsas de Doutoramento em Artes Visuais da Universidade de Évora. Este trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).

Agenda do Fórum:http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/forum/patricia-j-reis/4410.htm

 

Publicado em 18.04.2016